Retrospectiva 2010

Começa agora a tradicional retrospectiva anual do CH3, sobre 2010. Na verdade, ele é um texto que será muito mais divertido daqui a cinco anos. A título de retrato histórico.

Se 2009 foi o ano das mortes – vários artistas e pessoas famosas morreram em seqüência, fazendo com que ninguém conseguisse se recuperar do luto anterior – 2010 não teve isso. Entre os mortos famosos do ano, destacamos apenas o ator Leslie Nielsen e o jornalista Armando Nogueira.

Este ano de 2010 foi sim, o ano das tragédias naturais. Começamos com o Terremoto no Haiti que deixou milhares de mortos. Seguimos por terremotos no Chile e na China. Foram tantos terremotos que não tivemos dúvidas de afirmar que o mundo realmente estava acabando. Principalmente quando um vulcão de nome impronunciável, existente na Islândia, começou a soltar uma nuvem de fumaça que interditou aeroportos por todo hemisfério norte. Para completar a seção de tragédias naturais, ocorreu o maior vazamento de óleo da história. Se o mundo já não estivesse se acabando sozinho, resolvemos dar uma força maior.

Para reforçar a idéia de que o mundo está acabando, tivemos a notícia mais bombástica do ano: a crise financeira de Silvio Santos. Silvio Santos sem dinheiro é algo comparável a deus duvidar de sua fé.

No mesmo Chile atingido por um terremoto, tivemos o maior drama humano do ano. A história dos 33 mineiros que ficaram presos dentro de um buraco em uma mina. Foram três meses isolados debaixo da terra. É provável que muita gente preferisse ter morrido de uma vez, mas os mineiros saíram tão fortes e saudáveis de dentro do buraco, que empresas internacionais já pensam em instalar um SPA no local.

Já aqui, vivemos o drama pessoal do desaparecimento do Menino Fabinho. Que aos 10 anos foi mandado embora de casa por seu pai, que achava que era hora de ele conquistar a independência. Ninguém sabe onde ele está. Recentemente liguei para o seu pai e ele disse “eu tive um filho? Não me lembro”.

Quem poderia querer desaparecer foi o técnico Dunga. Ele foi o comandante de uma fracassada campanha brasileira na Copa de 2010. Xingou o mundo inteiro, arrumou briga com a imprensa e, no final, terminou sozinho. A campeã foi a seleção espanhola, que apesar de ter chamado a atenção por sua posse de bola insana, foi ofuscada pelo verdadeiro herói do torneio: O Polvo Paul. O molusco vidente que acertou todos os resultados do torneio e morreu quatro meses depois no seu aquário na Alemanha. Já existe uma igreja polvopauliana, da qual o CH3 é adepto.

Mas não tem jeito. O grande caso futebolístico do ano aconteceu fora dos gramados. Trata-se do Caso Bruno. O polêmico goleiro do Flamengo que questionava os repórteres sobre quem nunca havia saído no braço com uma mulher. Pois ele foi preso acusado de ser o mandante do assassinato de sua amante, a atriz pornô Eliza Samudio, com quem ele teria um filho. Samudio teria sido estrangulada, esquartejada e seus restos mortais jogados para os cães. No caso, ainda estariam envolvidos o Macarrão, um brutamontes com uma tatuagem de amor eterno a Bruno nas costas, um menor de idade, uma outra amante do goleiro, um ex-policial militar. E vários deles estiveram juntos num motel em certa data, inclusive a criança. Que depois teve sua guarda disputada pelos avôs maternos, sendo que o avô era acusado de ter estuprado a própria filha de 10 anos, fruto de uma relação com a cunhada. Uma história tão sórdida quanto às pulseirinhas do Sexo, que infernizaram a vida dos pais de várias estudantes.

Também no futebol, tivemos a brilhante saga do Cáceres Esporte Clube, o pior time de futebol do mundo que sofreu impiedosas, massacrantes e humilhantes goleadas no poderoso campeonato Mato-Grossense de futebol.

Tivemos a vitoriosa campanha de Dilma Rousseff, que se tornará a primeira mulher a governar o Brasil, depois de uma campanha monopolizada por termos desinteressantes como aborto e privatização. Muito se falou sobre a mulher no poder, sobre como os homens reagiriam a isso e muito se esqueceu de comentar que todas as pesquisas eleitorais mostravam que Dilma sofria uma rejeição maior entre o público feminino.

Depois das eleições tivemos o sucesso do filme Tropa de Elite 2 e o seu rápido sucessor, encenado ao vivo nos morros do Rio de Janeiro. Agora só nos resta esperar que todos os bastidores da operação sejam divulgados pelo Wikileaks. Site que ninguém conhecia e que logo se transformou em inimigo número 1 dos governos mundiais. Chegaram a dizer que o dono do site era o cachorro que comeu Elisa Samudio.

E é claro. Tudo foi comentado pelo Twitter. O site da internet que acabou com a concorrência e trouxe doses cavalares diárias de informações desinteressantes para os seus usuários. O Brasil mesmo invadiu a rede, com seu amor pelo Restart e seu ódio pelo Galvão Bueno. Também tivemos a ascensão do Tumblr essa ferramenta de nome estranho e que espalha imagens indiscriminadamente. É de lá que vem dois dos melhores sites do ano. Mas entender a complexidade do Tumblr é algo próximo a viver numa realidade paralela.

O mundo de ET Bilu. Dono de uma aparição meteórica a instigante na Rede Record. Deixou para a posterioridade uma frase imortal: “Apenas Busquem Conhecimento” (ABC), dita com uma voz fina e metalizada. O maior achado ufólogo do ano, bem a frente da tal bactéria estranha da NASA, encontrada num lago.

E este foi 2010. Um ano marcante, é claro. Vocês nunca viram uma retrospectiva terminar dizendo “um ano terrível para se esquecer. Nada de relevante aconteceu”.

***

Anexo – O ano do CH3

No começo do ano Pai Jorginho de Ogum fez algumas previsões. E nem é preciso dizer que ele errou todas, miseravelmente. Até o clima em Cuiabá ele errou. Fez mais do que 15 dias de frio.

Nos também fizemos nossas resoluções para este 2010. Hora de checá-las.

- Prometemos fazer uma cobertura especial da Copa do Mundo. E conseguimos.
- Projetávamos fazer o Podcast do CH3. E conseguimos realizar 3 edições. Vamos ver se em 2011 conseguimos fazer outras.
- Pretendíamos lançar a camisa CH3. Falhamos. Fica pra 2011.
Também pretendíamos alcançar a marca de 50 mil visitas anuais. Não deu. Faltaram 8 mil. Mas, conseguimos nosso recorde de visitas e tenho que admitir que era uma meta audaciosa. Ano passado tivemos 32 mil. Mas, acho que ano que vem conseguimos.
- Pretendíamos nosso primeiro acesso vindo do Acre. E conseguimos. Foi motivo de júbilo e glória para nosotros
- Queríamos ser, ao final deste ano, milionários aventureiros bon-vivants que gastam dinheiro e passeiam de Iate no Mediterrâneo. Nenhum deles.
- Queríamos mandar o primeiro ser humano para Marte. Vocês não têm como provar que não conseguimos!
- Pretendíamos organizar os marcadores do blog. Está tudo marcado.
- Pretendíamos não lançar nenhum candidato a cargo eletivo e cobrir as eleições se elas merecessem. Cumprimos os dois e acho que fizemos uma boa cobertura.

Ainda neste ano, São Paulo superou Cuiabá como nosso lugar com mais visitas. Logo iremos nos mudar para lá e começar a escrever sobre a garoa paulistana, ao invés do calor cuiabano. Também aparecemos no jornal A Gazeta, em matéria do nosso amigo Dyolen. Para quem dedicamos os sorrisos deste ano.

Para finalizar quero deixar dois agradecimentos. Claro, agradeceria a todos os nossos visitantes, mas faço estes dois em especial e sem ordem de preferência.

- Para o Adérito Schneider, colega nosso de faculdade, que divulgou bastante o CH3 na sua conta do Twitter e contribuiu para que avançássemos dentro do mercado goiano.
- Para o Luiz Eduardo Doria, amigo meu, que contribuiu, as vezes involuntariamente com idéias para diversos posts desse ano, exercendo uma função de ombudsman particular.

Feliz 2011 para todos.

Comentários

Andreza disse…
Super quero uma camisa do CH3.
Gressana disse…
Mais emocionante e completa que a inócua retrospectiva da Globo.
Adérito Schneider disse…
Thanks! Abraços!