Bullying em retrospectiva

Cara, o que importa é que você sobreviveu
Já dá pra dizer que virou uma tradição na internet. Todo dia 12 de outubro, o Dia das Crianças, os usuários do Facebook alteram suas fotos de perfil para fotos de quando eles eram crianças. Geralmente uma foto fazendo alguma arte, porque criança não faz muita coisa além disso. As fotos também tem aquele ar nostálgico e solene que todas as fotos antigas têm.

As fotos geram uma reação praticamente unânime dos outros usuários. Todos falam sobre como a pessoa era uma criança bonita, fofinha, simpática e alegre. Algumas vezes dá até vontade de perguntar o que foi que te aconteceu meu filho, como é que uma criança assim tão charmosa pode ter se transformado nesse adulto feio como o cão. Porque a vida foi tão madrasta? Sensação que aumenta no Day After, quando as fotos adultas voltam aos perfis.

A criança simpática da foto de hoje, provavelmente era a criança que sofria Bullying dos coleguinhas. Porque era gordo, porque era magro, porque tinha dentes grandes, porque não tinha dentes, porque era alto, porque era baixo, porque usava óculos, porque tinha todo jeito de ser viado e não gostava de jogar futebol. Era a criança que apanhava dos colegas, era humilhada e teve que ter muita força mental para não aparecer no colégio portando uma arma para metralhar todos os coleguinhas na hora do recreio.

Seria um risco danado se a volta das fotos de crianças até os perfis do Facebook trouxesse de volta o espírito dessa época, com adultos travestidos de crianças fazendo comentários maldosos sobre essas crianças bonitinhas. Seria a volta dos traumas de outrora, agora já esquecidos.

- Hahaha, olha só o rolha de poço.
- Hahahaha, parece uma vassoura.
- Hahaha, bichinha desde sempre.
- Quatro olhos, hahahaha.
- Tampinha!

Pior ainda, seria se existisse um “Dia do Adolescente”. Primeiro porque seria uma data comercial fracassada. Os adolescentes sentiriam vergonha de receber presentes dos seus pais porque isso é coisa de criança. A única coisa que aumentaria seria o movimento nos shoppings, cheio de turmas de adolescentes indo comer um lanche e ver um filme ruim no cinema, além de dar uma olhada nuns tênis bizarros.
Não. Você jamais pegou a Ferrari do seu pai.

E seria ainda pior se as pessoas resolvessem colocar suas fotos de adolescente no Facebook. Acho que ninguém teria coragem de colocar aquela sua foto cheia de espinhos e todo desproporcional no Facebook. E, mais ainda, ninguém teria estomago e cara de pau suficiente para falar que aquele monte de jovens sebosos e ansiosos por acharem que eram os últimos virgens da sua sala eram bonitos. O Bullying dos comentários seriam terríveis também.
- Olha só a cara do virgem! Cabação! Hahahahahah!

Comentários