As Fabulosas e Inúmeras Opções do Mundo das Pastas de Dente

Sempre lançando uma pasta de dente cada vez mais eficaz. Eis uma indústria que nunca se acomoda.

Você com certeza já deve ter assistido a um comercial de pasta de dente, este curioso mundo em que equipes cinematográficas invadem banheiros alheios em busca de depoimentos sobre a saúde bucal das pessoas. Mas há uma coisa que me chama ainda mais a atenção nessas propagandas: eles sempre anunciam um produto novo que promete resultados cada vez mais eficazes. E ainda mais curioso é o fato de que os produtos novos não substituem os antigos. Temos inúmeras pastas de dente de várias marcas diferentes.

Fiz uma busca nas prateleiras dos supermercados e constatei uma enormidade de opções, só da Colgate eu perdi a conta. Fui até a internet para buscar a razão de cada uma.

A “Total 12” me parece ser o carro chefe da marca. Ela te protege de 12 problemas que podem atingir sua boca. São eles: bactérias, cárie (cárie não é bactéria?), cárie abaixo da gengiva (isso soa enrolação), gengivite, a perda de sais minerais, tártaro, placa bacteriana (não incluía nas bactérias?), mau-hálito, remove manchas, reforça o esmalte dentário, limpa entre os dentes e protege dentes sensíveis. Além disso, sua ação age durante cabalísticas 12 horas.

Falando assim, parece que a "Total 12" é o santo graal dos cremes dentais e que você não precisaria de mais nada além dela. Só que dentro da linha “Total 12”, ainda existem modelos específicos para clarear os dentes, proteger a gengiva, clarear os dentes ainda mais e refrescar o hálito. Me parece estranho, porque achei que todas essas ações já estavam previstas dentro dos trabalhos originais.

Na minha época só existiam duas
pastas de dente: Kolynos, ardida
feita pra macho...
Clarear os dentes, aliás, parece ser a maior obsessão dentro do mundo da saúde bucal. Há uma linha chamada “Luminous White”, que ainda tem escova de dente e enxaguante bucal. Ela promete clarear seus dentes em sete dias. Esse produto me parece destinado a quem só quer deixar os dentes brancos e está cagando para cáries ou qualquer outra coisa. Também existe a “Ultra Branco”, que promete dentes brancos em 14 dias. Eu pergunto: qual é o sentido de um produto que deixa os dentes brancos em 14 dias se existe um outro que faz a mesma coisa em sete? Ele é feito para as pessoas cautelosas que não querem uma mudança brusca em suas vidas? "Calma, vamos com calma".

Ainda podemos encontrar o "Whitening Plax", para branquear os dentes e ganhar como bônus o fim do mau hálito, e também o “Max White”, para dentes mais brancos, mas talvez não tão brancos como aqueles escovados com o "Luminous White". A diferença de preço entre os produtos não chega a dois reais.

Dentes sensíveis também são um mercado em crescimento. A Colgate oferece a linha “Sensitive” e “Sensitive Pró Alívio”, duas pastas de dente para quem tem dentes sensíveis e que também previnem a cárie, o tártaro e problemas de gengiva. Qual é o sentido de uma marca criar essa concorrência entre seus próprios produtos? A Total 12 também já não prometia todos esses serviços? Isso não é confuso?

Existe a “Tripla Ação”, que oferece dentes brancos, hálito fresco e proteção anticáries. Pode parecer uma inutilidade, uma vez que temos outro modelo que já oferece 12 ações. O detalhe é que essa é a pasta de dente mais barata e então, a inutilidade passa a ser aqueles modelos que clareiam o dente por um preço maior. Porque eu vou pagar caro em um produto que só clareia os meus dentes, se existe outro mais barato que ainda melhora o hálito e acaba com as cáries?

...e Tandy, para as crianças. Era tão
doce que você podia comer.
Curiosamente, também existe uma outra pasta que oferece “Máxima Proteção Anticáries”, o que me faz entender que as outras previnem a cárie, mas não tanto quanto poderiam. E o Max Fresh, que refresca. Só isso. Todos os outros modelos também dizem que refrescam e vocês querem me vender um que só refresca e mais nada?

Por fim, temos o modelo popular, bicarbonato de sódio. A empresa explica que este creme “possuí baixa abrasividade e pode ser usado todos os dias”. Como assim? As outras pastas de dente não podem ser usadas diariamente? Os dentistas estão enganando a humanidade durante esse tempo todo?

Ainda poderíamos ir para o mundo das escovas de dente, em que todas têm cabos anatômicos e removem mais bactérias que as escovas comuns, promovendo uma limpeza plena. Tudo bem, os modelos tem ampla diferença de preços e você tem que escolher se quer uma limpeza plena mais barata ou mais cara.

Por enquanto, encerro esse post com outro questionamento: os dentistas de comercial de pasta de dente são realmente dentistas ou são apenas atores contratados?

Comentários