Matemática aplicada à sua vida

A matemática é um terror na vida de muitos alunos. Trabalhar com números é um pesadelo para a maioria das pessoas desde a época em que ela se resumia as operações básicas, passando pela radiciação, até chegarmos a um fabuloso mundo de letras e algarismos abstratos espalhados pelo papel.

Felizmente a matemática não é um problema para toda sua vida porque você jamais irá aplicar a maior parte das coisas que fingiu aprender durante os anos de colégio. Sim, você pode dizer que faz engenharia e que usa isso cotidianamente. Mas, nós achamos mais juto que você passasse um ano a mais na faculdade para aprender trigonometria, evitando que uma quantidade enorme de alunos com baixa auto-estima por tirar 1,3. Ao invés disso, professores deveriam ensinar coisas mais úteis para a vida dos alunos.

TRIGONOMETRIA
O que era: Tudo começava de maneira relativamente simples, com o teorema que dizia que a soma dos quadrados dos catetos era igual ao quadrado da hipotenusa. Depois, evoluía para um complexo esquema de cálculo envolvendo senos, cossenos e tangentes. Com essas contas torturantes, você descobre os tamanhos dos lados dos triângulos com apenas um lado.
Como você usa na sua vida: Algo muito útil se você tiver o hábito de medir o tamanho de árvores e edificações públicas a partir de sombras. Você nunca fez isso? Poxa.

ÁLGEBRA
O que era: Diversos cálculos envolvendo o X e o Y. Alguns fáceis, outros extremamente complicados que só eram respondidos com a fórmula de Bhaskara. Ah, Bhaskara. Os professores até reviravam os olhos de prazer ao citar seu nome e sua fórmula capaz de resolver todos os problemas da sua vida.
Como você usa na sua vida: Como, infelizmente, Bhaskara não resolve problemas financeiros ou emocionais, você nunca mais usará na sua vida. A álgebra poderia ter mais importância na sua vida, se as pessoas aprendessem a fazer regra de três. Mas, infelizmente, os professores preferem colocar crianças de 13 anos pra calcular que x+2(3/5-8) = 2y+7/2. (note o longo caminho até chegar a Bhaskara).

PROGRESSÕES
O que era: Sequências numéricas baseadas em uma constante. Apesar de parecer complicado, as progressões geométricas e aritméticas eram das partes mais simples da matemática.
Como você usa na sua vida: quando você quer impressionar alguém em uma conversa de bar e diz algo como “enquanto a produção de alimentos cresce em progressão aritmética, a população cresce em progressão geométrica”. Geralmente funciona.

GEOMETRIA
O que era: Cálculos sobre tamanho, dimensões e volumes das mais variadas formas geométricas. Tudo bem quando era um quadrado, um triângulo isósceles, mas quando chegava no hexágono ou no cilindro tridimensional a coisa desandava.
Seu pior pesadelo
Como você usa na sua vida: Invariavelmente você pode dizer quantos metros quadrados tem o seu banheiro. Quem sabe um dia você poderá sentar em um bar e calcular o volume do copo de cerveja que você está tomando. Mas eu duvido.

LOGARITMO
O que era: Um método de tortura medieval baseado em números grandes e pequenos acompanhados das letras “log” do inglês “Lucifer Our God” ou “Diabo nosso deus”.
Como você usa na sua vida: Para torturar pessoas. Imprima uma série de exercícios na internet e entregue para um prisioneiro de guerra. Se ele não resolver, recebe eletrochoques. Funciona melhor se você for do exército e seu país estiver em guerra com outro país.

FUNÇÕES
O que era: Um cálculo maligno que por fim acabava sendo misteriosamente projetado em um plano cartesiano. As funções de primeiro grau formavam uma reta, enquanto as de segundo grau formavam uma curva. A sua incapacidade de realizar os desenhos acabava por lhe tornar um homem fracassado.
Como você usa na sua vida: Por mais irreal que seja, a função não tem função na sua vida. O próprio plano cartesiano é um mistério. Ninguém nunca viu um fora das salas de aula.

MATRIZ
O que era: Uma espécie de sudoku hardcore, aquele joguinho de números japonês.
Como você usa na sua vida: Não sei se você usa. Mas ela está presente em todos os seus dias, como aquele trauma adormecido que você tem que enfrentar em busca de uma vida melhor. Todos os anos, hospitais psiquiátricos atendem milhares de pacientes que se contorcem e babam quando se lembram desse período de suas vidas.

Comentários