Guia CH3: Enredos das Escolas de Samba 2013

Um Guia para você aproveitar o melhor do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro em 2013. Só do Rio, porque carnaval em São Paulo é palhaçada.

DOMINGO
Inocentes de Belford Roxo (21h)
Escola que não é nem um pouco famosa, mas que tem um nome deveras engraçado. Cantará sobre os 50 anos de imigração sul-coreana no Brasil. Um enredo nem um pouco carismático que deverá explorar, sei lá, o Psy e as lojas da Avenida Paulista.
Melhor trecho do samba: “Sinto a emoção em cada expressão da cultura popular”. O cara faz o que? Chora no Gangnam Style?

Salgueiro (22h05)
A escola, famosa por ser o habitat natural de Eri Johnson, aposta no enredo “Fama”. Um tema bastante genérico que irá oferecer ao carnavalesco Renato Lage a oportunidade de montar carros alegóricos extravagantes e explorar os mais diversos temas, porque tudo se relaciona com a fama. Aposte que você irá ver um carro com referências ao Egito explicando que a fama começou com Cleópatra.
Melhor trecho do samba: “Pra ver o que? O traço do pintor, que o ‘astro’ Rei Luís retratou”. Imperdível o trocadilho de “astro” pra falar de Luís XIV, o Rei Sol.

Unidos da Tijuca (23h10)
O carnavalesco Paulo Barros irá utilizar a alta tecnologia para falar sobre a Alemanha, num enredo que tem Thor no título. Não sei o que esperar desse desfile, além de uma comissão de frente surpreendente. Quem sabe alguma homenagem a Hitler.
Melhor trecho do samba: “No mundo da imaginação era uma vez, o conto de fadas, no reino encantado. A infância mais feliz quem fez? Eu vi a criança em sua ilusão erguer um castelo, brinquedo na mão”. Onde entra a Alemanha na história? 

União da Ilha (00h15)
Famosa por seus sambas alegres e por nunca ganhar nada. Irá homenagear o centenário de Vinícius de Moraes, se utilizando de junções aleatórias dos seus versos com referências obscuras a Bahia e uma enigmática pergunta: “onde anda você, poetinha?”. Morto, eu diria. Espere por Helô Pinheiro.
Melhor trecho do samba: “Menininha me chamou, vou pra Bahia. Sou da linha de xangô, Caô meu guia. Odoyá... Iemenjá! A benção meu pai Oxalá”. Realmente, a vida de compositor de samba é fácil.

Mocidade (1h20)
Escola que caiu em desgraça desde que seu mecenas, Castor de Andrade, foi para um mundo melhor. Vão cantar sobre o Rock in Rio, uma oportunidade de mostrar uma visão estereotipada do rock em um enredo nem um pouco carismático e, quem sabe, Pepeu Gomes tocando guitarra.
Melhor trecho do samba: “Cantei a paz a igualdade. Estrelas mudam de lugar”. Foi o Paulo Ricardo que compôs? 

Portela (2h25)
Tradicional agremiação que conta com a simpatia de muitos sambistas famosos e que não ganha nada há muito tempo. O enredo será sobre Madureira, bairro de origem da escola. Esperem referências a sambistas tradicionais, escravos e a águia do carro abre alas, que a cada ano fica maior e mais tecnológica.
Melhor trecho do samba: “Abre a roda, chegou Madureira. A poeira vai levantar, o batuque ginga ioiô, ginga iaiá”. #wandoeterno.

SEGUNDA
São Clemente (21h)
Escola famosa por não ser famosa e que tem o enigmático enredo “Horário Nobre”. Claro, uma boa oportunidade para o carnavalesco fumar maconha e imaginar tudo o que possa ser relacionado a um assunto tão amplo. A Globo irá adorar as referências as suas novelas.
Melhor trecho do samba: “Olha quem chegou, sinhozinho Malta. Viúva Porcina, sambando igual mulata”. Tente não rir imaginando Regina Duarte rebolando.

Mangueira (22h05)
A gloriosa Estação Primeira irá cantar sobre Cuiabá, isso mesmo, um paraíso no Centro da América. O samba se destaca por ser uma união de clichês que tem apenas três menções a cidade em 30 versos. Fosse Araxá, Itanhangá, Guarujá, ou qualquer outra cidade que rimasse com Jacarandá, o samba seria o mesmo. Poderia até ser o Alphaville, se mudassem a árvore para Bougainville.
Melhor trecho do samba: “O apito a tocar, preste atenção. Mistérios e lendas de assombração”. Lendas de assombração é teu cu cara. A letra é tão pavorosa que merecia um post a parte.

Beija-Flor (23h10)
Eterna campeã do carnaval carioca, a escola de Neguinho da Beija-Flor cantará sobre a história do cavalo Mangalarga. Algo que parece muito específico e insólito, mas dará aos carnavalescos a chance de contar a história da humanidade junto com a história do cavalo. Aposte em alas homenageando os escravos, que vieram juntos com cavalos, alguma menção a “em cavalo dado não se olha os dentes” e ao Cavalo de Tróia.
Melhor trecho do samba: “Eu vou cavalgar pra encontrar a minha história neste mundo de meu Deus! Venho de longe de uma era milenar”. Trecho que avisa que vai valer de tudo no desfile.

Grande Rio (00h15)
Escola que ficou famosa por abrigar atrizes globais seminuas, o que é uma das maiores atrações do carnaval. Seu enredo é “Amo o Rio e vou à luta: Ouro negro sem disputa… Contra a injustiça em defesa do Rio”. Títulos grandes não costumam a dizer muita coisa e dão liberdade para o carnavalesco explorar a história dos escravos, imigrantes, personalidades históricas.
Melhor trecho do samba: “Vou jogar a rede e puxar, vem me dá um beijo amor, na praça, ouvindo o sino tocar. Preservar é dar valor”. Não entendi se o trecho é favorável ou contrário à pesca predatória ou se é sobre sexo seguro.

Imperatriz (1h20)
Escola famosa por ter Luíza Brunet, sempre em seu último carnaval, se despedindo do cargo de madrinha da bateria. Irá cantar o enredo “Pará - O Muiraquitã do Brasil - Sob a nudez forte da verdade, o manto diáfano da fantasia”. Um enredo completamente aleatório, que irá explorar a baianidade nagô.
Melhor trecho do samba:Raiou Cuará! Oby aos olhos de quem vê”. Não me perguntem o sentido disso. Mas, pelo menos o autor do samba realmente fez algumas referências ao Pará.

Vila Isabel (2h25)
Curiosamente, a escola de Martinho da Vila. O enredo é “A Vila canta o Brasil celeiro do mundo - Água no Feijão que chegou mais um”. Enredo genérico que permite homenagens aos escravos, rima entre “samba” e “bamba” e uma citação a Kizomba, maior samba da história da escola. Eles fazem isso todos os anos, mesmo se estiverem homenageando a Noruega.
Melhor trecho do samba:Preciso investir, conhecer, progredir, partilhar, proteger...”. Adorei o tom reflexivo deste verso.

Comentários