Niemeyer: Vida e Obra

Pode parecer meio estranho que este blog faça um post sobre o icônico arquiteto Oscar Niemeyer apenas uma semana depois de sua morte. Quase na missa de sétimo dia (um baita desrespeito para/com um ateu). Mas, este blog não é preocupado com a velocidade. Nossa preocupação é em fazer o melhor post possível no tempo que for necessário. Arrepiei.

Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho nasceu no Rio de Janeiro em ano não identificado. Não existia nenhum órgão competente para fazer o registro. Logo após seu nascimento, Niemeyer criou a luz e viu que era bom. Criou a água e viu que era bom. Criou o ornitorrinco e achou divertido pacas.

Fundou os rios Tigres e Eufrates, trabalhou no Egito antigo projetando a Esfinge e as curiosas Pirâmides. As areias do deserto mostravam seu gosto por espaços amplos. Sempre que falavam que os extraterrestres haviam projetado as pirâmides, Niemeyer ria silenciosamente.

Contemporâneo de Sócrates, Platão, Sófocles, Aristóteles, Niemeyer foi o responsável por projetar obras marcantes da Grécia antiga, apesar de se sentir frustrado com a tecnologia da época, reduzida as colunas dóricas, jônicas e coríntias. Também projetou o cavalo de troia e o navio de Ulisses.

Os arcos romanos lhe deram alguma liberdade de trabalho, mas Oscar brigou com os governantes locais depois que Nero incendiou as suas principais obras. Percebendo o período de fanatismo religioso que se avizinhava, Niemeyer fugiu para o Japão e logo depois descobriu a América. Mostrou para os Astecas o projeto de algumas pirâmides modernas, que chamaram bastante a atenção.
Niemeyer projetou a curiosa logo do Carrefour

Voltou para a Europa no período renascentista, onde ganhou a vida servindo de modelo vivo para grandes artistas. Niemeyer está representado na Mona Lisa e na Pietá, por exemplo.

Quando soube que os países ibéricos estavam colonizando a América Latina, Niemeyer resolveu ir para o Brasil. Projetou cidades como Paraty, Salvador e o centro histórico do Rio de Janeiro.

Visitava a Europa periodicamente, momentos em que projetou a Torre Eiffel e o Big Ben. Em um encontro com dois alemães barbudos, sugeriu que eles escrevessem um livro sobre um novo sistema econômico, mais tardiamente chamado de comunismo.

A partir do século XX, seu trabalho passou a ser reconhecido. Pampulha, Edifício Copan, Museu em Niterói e os anos tendo que explicar que se você tem dificuldades de explicar o seu endereço e de se localizar em Brasília, a culpa não era dele e sim do Lúcio Costa.

Niemeyer decidiu deixar a Terra. Alguns dizem que ele morreu, mas a verdade é que ele resolveu colonizar Marte e criar novos projetos por lá, aproveitando a gravidade diferenciada. Quem sabe, um dia ele vá para Saturno, rever os anéis que ele mesmo projetou.

Comentários