Entendendo: O Beach Soccer

Existem alguns saudosistas que dizem que o hoje malfadado Beach Soccer, ou futebol de areia, já foi um esporte interessante. Lá pelos idos de 1952, as partidas disputadas na praia de Copacabana apresentavam um nível técnico altíssimo, com os melhores jogadores do planeta. O atual time do Barcelona teria que assistir a partida do outro lado do calçadão, porque só os bons poderiam pisar na areia.

Craque do Bitch Soccer
Hoje em dia não é assim. O Beach Soccer consiste em um das mais irritantes práticas esportivas do Planeta Terra. Em quase todo final de semana, nós vemos os craques brasileiros desfilando sua arte pelas praias cariocas nos mais diversos desafios empolgantes. Ontem mesmo o Brasil conquistou a disputadíssima Copa América.

Você pode perguntar, o que fazem os jogadores Beach Soccer quando não estão defendendo a seleção brasileira? A resposta é simples: nada. Eles simplesmente jogam na praia, o tempo todo. O difícil é saber como alguém consegue ingressar na seleção de futebol de areia, se eles passam por um processo seletivo ou algo assim. Ainda mais, porque os cargos são vitalícios. Metade do time que foi campeão ontem, também esteve presente na histórica conquista do Mundial de 1988.

Acho que a overdose de futebol de areia surgiu quando a Rede Globo, sempre ela maldita, criou os Jogos Mundiais de Verão. Uma maneira de sobreviver ao período de recesso do futebol brasileiro, quando não é possível distribuir bonecos retardados para jogadores microcéfalos. Os JMV não continham apenas o futebol de areia, nós também poderíamos ver desafios de ciclismo, skate ou qualquer porra na qual seja possível soltar aquela vinheta de Brasil-il-il-il.

Mas o futebol de praia é o destaque. Sabe como é, verão é sinônimo de praia. Pode não ser no seu dicionário, mas é no livro da vida. Como o Brasil tem o maior litoral do mundo, e é um dos lugares em que as pessoas mais jogam futebol, o Beach Soccer nos oferece a oportunidade clarividente de assistirmos os nossos conterrâneos humilhando estrangeiros. Para isso, foi criada uma indústria de competições.

Sul-americano de Futebol de Areia: Como o nome já diz, competição que reúne a nata do futebol de areia do continente.  Países como Paraguai e Bolívia mandam seus escretes para ver a praia pela primeira vez e acabam dizimados pelo Brasil. Disputado anualmente na praia de Copacabana, o Brasil é o maior vencedor do torneio, com 18 títulos em 18 edições.

Copa América de Futebol da Areia: Aqui nós separamos os meninos dos homens. A competição reúne outros países da América e do Caribe. Os brasileiros ganharam as nove edições disputados alternadamente em Copacabana e Ipanema.

Copa Lusofonia: Os craques brasileiros enfrentam incríveis adversários que também falam português, como Portugal, Angola, Moçambique e aqueles outros países que nós nunca lembramos. O torneio oferece o desafio de enfrentar um adversário que fala a mesma língua que você, sem barreiras. Nós ganhamos as 12 edições do torneio, inclusive uma disputada excepcionalmente no Guarujá.

Copa do Mundo de Beach Soccer: A nata do Futebol de Areia mundial disputa um torneio equilibradíssimo com os melhores de cada continente. Em 14 edições disputadas na praia de Copacabana, o Brasil ganhou 14.

Mini Copa do Mundo de Beach Soccer: É como se fosse a Copa do Mundo, só que com um formato reduzido. O nível técnico é excepcional, já que temos a presença apenas do crème de la crème do esporte. O Brasil conquistou as 29 edições realizadas nas duras areias do Leblon.
Seleção campeã do histórico Mundial de 1976

Mundial de Beach Soccer: Parece que é a mesma coisa da Copa do Mundo, só que existem algumas diferenças, que apenas os inteligentes percebem. O Brasil conquistou todas as seis edições, inclusive uma disputada em Lisboa, derrotando os malditos português, lá na casa deles. Chupa Cabral!

Mundialito de Futebol de Areia: Torneio que conta com a participação de grandes nomes da nobre arte, que vem até o Brasil prontos para o abate. O Brasil foi o campeão da edição da semana passada e promete vir forte para edição do mês que vem.

Copa Latina: O diferencial dessa competição é a latinidade, que oferece toda uma carga dramática. Enquanto eu escrevia esse texto, o Brasil conquistou o octacampeonato invicto.

Grande Troféu Ney Latorraca de Futebol de Areia: Torneio disputado na casa do ator Ney Latorraca, na praia do Leme.

Desafio Internacional: Todo ano, na praia de Copacabana, a seleção brasileira recebe uma grande seleção estrangeira para um duelo de vida ou morte. Em 89 partidas, a seleção brasileira ganhou 90. A Polícia Federal investiga se o Beach Soccer é praticado em outro país do mundo, que não seja o Brasil.

Nos últimos tempos, o futebol de areia tem enfrentado um grande adversário: o showbol. Um esporte que fica no meio termo entre o futebol, o squash e a bocha, e que tem conquistado o público com barrigas sobressalientes. O showbol segue o ímpeto do Beach Soccer em criar torneios aleatórios. Ele ainda tem a vantagem de possuir clubes, o que possibilita a criação de campeonatos municipais, mesorregionais, estaduais, regionais, nacionais, internacionais e interplanetários.

Para que ambos sobrevivam, é provável que o Beach Soccer, devido ao seu aspecto caliente, tenha que se restringir ao verão. Já o showbol, graças ao seu cenário indoor, sobreviverá no inverno. Ou no inferno mesmo, os dois.

Comentários