Profissões desgraçantes – Ajudante de Papai Noel

O trabalho de Papai Noel de shopping é sacal. A não ser que você goste de passar o dia inteiro com crianças sentadas no seu colo, puxando sua barba e seus cabelos para ver se são verdadeiros. Que você também goste de escutar os pedidos das crianças e dizer que irá cumpri-los, mesmo sabendo que não poderá fazer nada e que caso os pais da criança sejam irresponsáveis, você será o culpado pelo trauma da criança que poderá se tornar um psicopata, assassino de Papais Noéis, transformando sua vida em uma desgraça. Se você conseguir dormir com essa culpa e com esse medo, você talvez possa ser feliz nessa profissão.

O trabalho de coadjuvante também é bem chato. Estar sempre às sombras de alguém que lhe ofusca e te transforma em um apêndice esquecível.

Ser coadjuvante de um trabalho sacal então é pior ainda. Ser ajudante de Papai Noel de Shopping Center. Noeletes, sei lá como elas podem ser chamadas.

Há claro o lado positivo de que você não terá todo esse peso na hora de dormir. Você será no máximo a cúmplice do crime de frustrar sonhos. No dia em que a criança que pediu uma bicicleta e ganhou uma camisa pólo de 20 reais, crescer e virar um adulto psicopata, no dia em que ela fizer um atentado terrorista para matar o Papai Noel do shopping, a ajudante irá morrer por tabela. Virará nota de rodapé das notícias dos jornais.

Fora isso, você também tem que gostar de crianças. E uma vez que o Papai Noel pode ser um velho e gordo, ele não poderá ficar correndo atrás das criancinhas empolgadas que torram a paciência do infeliz. Sobrará para você, mera ajudante que ganha menos e nem é convidada para aparecer em fotografias, caberá a você correr agachada tentando segurar as crianças e mantê-las sobre controle. E tudo isso com um sorriso no rosto, o sorriso de satisfação.

É claro, você pode achar esse texto sem coração, que o trabalho de Papai Noel é lindo e exuberante, que traz alegria e fantasia, realça a imaginação infantil. E que bom seria se Papai Noel existisse o ano inteiro. Bem, de fato. São os dois lados da moeda. Sempre sonhei em terminar um texto com uma expressão banal.

Comentários

Adérito Schneider disse…
Hahhahaha! Ótimo final..