Tipos de Lockdown

Desde que o coronavírus começou a se espalhar pelo mundo, passamos a conviver com a palavra Lockdown. Sem uma tradução precisa e midiática para o português - apesar da tardia tentativa de usar o termo "fechamento total", acabamos nos acostumando ao estrangeirismo, tal qual o Drive-Thru, para o desespero de Aldo Rebelo. 


No entanto, o Lockdown verdadeiro, jamais existiu no Brasil, apesar dos protestos generalizados de setores abilolados contra sua existência inexistente. Nesse sentido, o Lockdown verdadeiro, com fechamento geral de estabelecimentos e restrição severa de circulação de pessoas, é o novo comunismo - que também nunca existiu apesar dos protestos de setores abilolados.

No Brasil o que nós podemos observar são outros tipos de Lockdown, descritos abaixo.

Lockdown Teórico

Todos abrem seus negócios normalmente e saem para trabalhar como se não houvesse nenhum problema. Mais do que uma medida sanitária, o Lockdown é um estado de espírito. Os semblantes é que se fecham, todos se compadecem da triste situação nacional e reforçam os protocolos sanitários. Lojas permanecem abertas normalmente, a espera de uma fiscalização que talvez nunca ocorra. Se um policial ou fiscal aparecer a pessoa fala “poxa, não me diga”, o policial responde “pois é” a pessoa completa “que chato” e todos saem com a certeza de que isso não irá se repetir até o dia seguinte.

Lockdown Técnico

Outra maneira mais singela e talvez discreta é abrir as portas, deixar as luzes acessas, mas colocar uma placa de fechado na porta. Clientes entram lá dentro, pessoas trabalham, mas tecnicamente a loja está fechada, como o letreiro da porta pode comprovar. Mas se está fechada como é que tem uma pessoa fazendo compras aí dentro? “Ela quis entrar, o que eu poderia fazer”. Talvez seja possível alegar que essas pessoas moram lá dentro. Existe algo na constituição que proíba pessoas de morarem dentro de estabelecimentos comerciais, mesmo que eventualmente, durante um ou outro dia da semana?

Mini Lockdown

O Mini Lockdown ocorre quando os lojistas deixam aquela grande porta de ferro baixada até a metade, apagam metade das luzes e permanecem lá dentro, como se estivessem prestes a encerrar o expediente, como se tivessem ido ali apenas conferir algumas notas, alguma contabilidade de mercadoria e, poxa vida, fulano apareceu aqui e perguntou se eu tinha uma coisa e não tem como negar, não é mesmo seu policial, eu já vou fechar, só encerrar aqui essa conta, pode ficar tranquilo.

Lockdown Prático

Ficam fechados todos os estabelecimentos, exceção feita aos suspermercados, farmácias, postos de gasolina, lojas de material de construção, pet shops, salões de beleza, barbearias, lojas de bebidas, academias de ginástica, restaurantes, puteiros e outros 56 itens estabelecidos em um decreto presidencial como serviços essenciais. Pessoas podem circular nas ruas, mesmo com o comércio fechado.

Lockdown Consciente

Modalidade preferida pelos lojistas, consiste em deixar tudo funcionando normalmente, seguindo os mais rídigos protocolos sanitários, mas apelar para que a população não saia de casa. Teoricamente, os trabalhadores deveriam sair de suas casas e abrir seus negócios, apenas para que ninguém vá até lá, mantendo assim uma aparente sensação de normalidade.

Comentários