Reações adversas ao primeiro contato com crianças

No mundo atual é cada vez mais frequente o ato de conhecer uma criança, o filho de algum amigo, colega de trabalho e enfim. Geralmente utilizamos todo o nosso aprendizado social para tecer algumas palavras elogiosas sobre o aspecto físico, intelectual ou comportamental do recém-nascido. Pior seria se nós não fossemos assim e por vezes falássemos nossos verdadeiros sentimentos, ou passássemos a divagar de maneira realística sobre o futuro daquele pequeno cidadão que muito provavelmente ainda não tem seu próprio CPF.

Sobre a aparência genérica da criança

- Realmente, muito bonito o seu filho. Parece bastante com você. Mas, também parece com o pai. Difícil né? Criança recém-nascida parece com todo mundo, se você quiser consegue achar semelhança com qualquer um. Em todo caso, a gente tem que esperar alguns anos para que não restem dúvidas quanto a paternidade, já que a maternidade, provavelmente foi você mesmo quem deu a luz a esta criança, não? Porque veja, não quero ofender, mas é possível dizer que esta criança parece com o Jair Bolsonaro. Quer ver, vou pegar uma foto aqui no celular. Olha só, se esse cantinho do olho aqui não é parecido? Crianças são todas iguais cara. Mas sim, todas bonitas no geral, bonitinhas, exceção feita a algumas. Mas isso, de certa forma não significa que ela será um adulto bonito, ou o que quer que seja, nós temos que esperar e torcer. Não há nada o que possamos fazer sobre isso.

Sobre o futuro talvez não muito glorioso do bebê

- Que criança bonitinha não? Quem sabe vai ser um médico. Sim, pode ser engenheiro. Uma carreira no exterior, porque não. Pelo menos um advogado, com uma carreira sólida em um órgão público. Mas talvez ela seja socióloga. Ou então vai entrar pra faculdade de artes, demorar sete anos para terminar o curso, embarcar numa road trip pela américa latina com um monte de amigos maconheiros, ter uma overdose em um hotel nos Andes bolivianos, ficar internado em um hospital com péssimas condições sanitárias e ai eu não sei se é melhor que ela morra, o que vai gerar um gasto enorme com o traslado do corpo, ou se ele sobreviver, porque esse aviso não vai ser o suficiente e a família ficará apenas com o desgosto e a humilhação velada. Sua filha vai virar uma pequena traficante para conseguir sustentar esse vício e no dia em que ela voltar para o portão da sua casa você vai achar que é um mendigo e chamar a polícia.
Para ilustrar esse post, nada melhor do que o satânico bebê da Semana do Bebê de Canela, que representa tudo o que foi aqui discutido

Sobre aspectos da vida humana que geralmente omitimos


- Olha só que gracinha! E pensar que um dia esse bebê fofinho vai crescer e virar um adolescente todo estranho, que vai morrer de vergonha dos pais, vai renegar vocês, que vão ficar no quarto de noite chorando a rejeição e pensando no que deu errado. Fortemente influenciados pelos youtubers do futuro, ele vai detonar a vida de vocês com o pretexto de postar vídeos de trollagens nas redes sociais, vai ganhar muitos likes em cima da humilhação de vocês. Vocês não vão nem poder sair de férias sozinhos, porque ele vai dar um jeito de fazer um festa em casa e os amigos delinquentes dele vão furtar e quebrar objetos de valor, sem contar a putaria que vai ser, voltar para casa e encontrar camisinhas atrás dos móveis, restos de baseados na lixeira e vocês nem vão poder falar nada, senão ele vai gritar que odeia vocês, que vocês não entendem ele e então ele vai sair de casa e certamente vai quebrar a cara e voltar com o rabo embaixo das pernas e vocês enquanto pais não vão poder negar esse retorno e ele vai continuar ignorando vocês porque sabe que o amor paterno é incondicional e resiste a qualquer humilhação.

Sobre o fato de que aquele recém-nascido é apenas isso: um recém-nascido.

- Para ser sincero, achei seu filho bem mais ou menos. Assim, não chega a ser feio, porque é difícil. Mas não vamos dizer que é bonitinho. Olha só, só baba e fica olhando pro horizonte. Mal abre o olho e a gente fica aqui fazendo voz infantil como se ele estivesse falando alguma coisa para ter um simulacro de conversa. Olha, ele nem sabe nada, nem entende uma palavra sabe, nem vai se lembrar disso um dia. Sério, para de ficar me chamando de tio com essa voz de criança, isso não faz o menor sentido. Ele não vai se lembrar disso, mas eu vou e vocês também, não vamos guardar essas lembranças ridículas de nós.

Sobre o mundo que essa criança vai enfrentar daqui alguns anos

- Ter filho é uma coragem né? De colocar mais um ser vivo nesse planeta que caminha para o apocalipse total, fome, miséria, guerra nuclear. Meu deus, coitada dessa criança. Imagina o tanto de babacas que ela vai conhecer na vida dela? Os amiguinhos torturadores da pré-escola, os amigos que fazem bullyng no ensino fundamental, os adolescentes sem o menor respeito por nada do Ensino Médio, e quando chegar no trabalho? Os políticos tiranos que vão negar oportunidade e todos os conflitos existenciais que ela vai enfrentar por conta do vazio de nossa existência. Nossa, coitada dela. Tem que ter coragem mesmo para colocar uma pessoa no mundo para sofrer tudo isso.

Comentários