Observe essa propaganda do Outback¹, inversamente proporciona a fama da sua costela barbecue. Eu sei que ela também te incomoda e você não sabe o motivo exato. Talvez seja pela narração ruim, pela temática medíocre ou porque a utilização de termos na internet na vida real é irritante. Talvez é pelo fato de que este comercial brinca com uma das situações mais constrangedoras que o ser humano pode viver, que é ser surpreendido pelo chefe em um lugar no qual você não deveria estar. (Outra propaganda dessa série mostrava o mesmo personagem num encontro secreto com sua nova namorada e todos nós sabemos como isso é ruim).
Mas o que realmente incomoda é o fato de o cidadão pego no flagra ser chamado de Almeida. Puxe na sua memória e você verá que conhece várias pessoas com sobrenome Almeida e nenhuma delas é conhecida desse jeito. Você estudou com o Thiago e com José, trabalha com o João, Alberto, Roberto, Ernesto e Florisvaldo. Mas, com o Almeida nunca.
Não sei por qual motivo em vários comerciais e na teledramaturgia, escritores gostam de criar personagens conhecidos pelos seus sobrenomes. Ao lado do Almeida, nós temos o Cardoso, o Fonseca, o Tavares e o Lacerda. Na vida real eles não existem.
Nós vivemos em um país em que até os presidentes são conhecidos pelo primeiro nome. Tivemos o Getúlio, o Juscelino, o Jânio, a Dilma e o Itamar. Sobra espaço até para os apelidos, como Jango, FHC e Lula. Não é por acaso que o único presidente civil eleito, conhecido pelo sobrenome, sofreu um processo de impeachment. As pessoas não deviam se sentir próximas dele.
![]() |
Se você procurar por "Almeida" no Google, terá esta cidade de formato exótico como principal resultado |
Não somos iguais aos Estados Unidos com seus Clinton, Obama e Bush. Nossa seleção jogou a última Copa do Mundo com Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar, Neymar, Hulk e Fred e não com Espíndola, Alves, Silva, Marinho, Vieira, Dias, Maciel, Emboaba, Santos, Souza e Guedes.
Sim, existe quem seja conhecido pelo sobrenome, mas geralmente são pessoas com sobrenomes diferentes, tipo o Gressana - e mesmo assim. Jamais, e eu disse jamais, uma pessoa será conhecida como Almeida em um ambiente de trabalho, ou em um ambiente familiar. Só no exército, é claro, em que todo mundo é conhecido pela patente e pelo sobrenome.
Agora, porque os comerciais e a teledramaturgia insistem em chamar pessoas de Almeida, Cardoso e Pereira? Falta de criatividade, eu chutaria. Quem já teve que inventar um nome de um personagem, mesmo que para a redação de terceira série da escola, sabe como é difícil. Um nome ruim pode afundar um personagem brilhante e a própria história.
Quando você chama o cara de um sobrenome genérico, o problema é afastado temporariamente. O cara é o Almeida é todo mundo sabe que aquilo ali é uma brincadeira. Mas, era melhor chamar o cara de Carlos, Roberto, Afonso, qualquer coisa. Almeida não.
¹O CH3 reforça aqui que não recebeu nenhum dinheiro para exibir esta propaganda. Reinteramos aqui que de maneira nenhuma nossos membros estão sendo remunerados e que de forma alguma estamos todos agora comendo bifes, costelas barbecue e cebola.
Comentários