![]() |
Sempre lançando uma pasta de dente cada vez mais eficaz. Eis uma indústria que nunca se acomoda. |
Você com certeza já deve ter assistido a um comercial de pasta de dente, este curioso mundo em que equipes cinematográficas invadem banheiros alheios em busca de depoimentos sobre a saúde bucal das pessoas. Mas há uma coisa que me chama ainda mais a atenção nessas propagandas: eles sempre anunciam um produto novo que promete resultados cada vez mais eficazes. E ainda mais curioso é o fato de que os produtos novos não substituem os antigos. Temos inúmeras pastas de dente de várias marcas diferentes.
Fiz uma busca nas prateleiras dos supermercados e constatei uma enormidade de opções, só da Colgate eu perdi a conta. Fui até a internet para buscar a razão de cada uma.
A “Total 12” me parece ser o carro chefe da marca. Ela te protege de 12 problemas que podem atingir sua boca. São eles: bactérias, cárie (cárie não é bactéria?), cárie abaixo da gengiva (isso soa enrolação), gengivite, a perda de sais minerais, tártaro, placa bacteriana (não incluía nas bactérias?), mau-hálito, remove manchas, reforça o esmalte dentário, limpa entre os dentes e protege dentes sensíveis. Além disso, sua ação age durante cabalísticas 12 horas.
Falando assim, parece que a "Total 12" é o santo graal dos cremes dentais e que você não precisaria de mais nada além dela. Só que dentro da linha “Total 12”, ainda existem modelos específicos para clarear os dentes, proteger a gengiva, clarear os dentes ainda mais e refrescar o hálito. Me parece estranho, porque achei que todas essas ações já estavam previstas dentro dos trabalhos originais.
![]() |
Na minha época só existiam duas pastas de dente: Kolynos, ardida feita pra macho... |
Ainda podemos encontrar o "Whitening Plax", para branquear os dentes e ganhar como bônus o fim do mau hálito, e também o “Max White”, para dentes mais brancos, mas talvez não tão brancos como aqueles escovados com o "Luminous White". A diferença de preço entre os produtos não chega a dois reais.
Dentes sensíveis também são um mercado em crescimento. A Colgate oferece a linha “Sensitive” e “Sensitive Pró Alívio”, duas pastas de dente para quem tem dentes sensíveis e que também previnem a cárie, o tártaro e problemas de gengiva. Qual é o sentido de uma marca criar essa concorrência entre seus próprios produtos? A Total 12 também já não prometia todos esses serviços? Isso não é confuso?
Existe a “Tripla Ação”, que oferece dentes brancos, hálito fresco e proteção anticáries. Pode parecer uma inutilidade, uma vez que temos outro modelo que já oferece 12 ações. O detalhe é que essa é a pasta de dente mais barata e então, a inutilidade passa a ser aqueles modelos que clareiam o dente por um preço maior. Porque eu vou pagar caro em um produto que só clareia os meus dentes, se existe outro mais barato que ainda melhora o hálito e acaba com as cáries?
![]() |
...e Tandy, para as crianças. Era tão doce que você podia comer. |
Por fim, temos o modelo popular, bicarbonato de sódio. A empresa explica que este creme “possuí baixa abrasividade e pode ser usado todos os dias”. Como assim? As outras pastas de dente não podem ser usadas diariamente? Os dentistas estão enganando a humanidade durante esse tempo todo?
Ainda poderíamos ir para o mundo das escovas de dente, em que todas têm cabos anatômicos e removem mais bactérias que as escovas comuns, promovendo uma limpeza plena. Tudo bem, os modelos tem ampla diferença de preços e você tem que escolher se quer uma limpeza plena mais barata ou mais cara.
Por enquanto, encerro esse post com outro questionamento: os dentistas de comercial de pasta de dente são realmente dentistas ou são apenas atores contratados?
Comentários