Quem quer viver para sempre?

Vi estes dias uma reportagem sobre a proibição da venda de comprimidos que prometiam retardar o processo de envelhecimento. Segundo os órgãos responsáveis, os comprimidos trazem efeitos colaterais indesejados e não cumprem o que garantem. Eu acho que estes comprimidos deveriam ser proibidos justamente por prometerem o retardamento da velhice. Todos devem envelhecer.

Matérias em revistas dizem que num futuro bem próximo, o ser humano irá viver até os 150 anos. Espero que eu não chegue até lá.

Sim, morrer é chato quando se é novo, quando ainda não se viveu o suficiente. Quando ainda se tinha muito a fazer e o que viver. Mas chega uma hora em que já se viveu o bastante. Viver 150 anos seria, antes de qualquer coisa, extremamente monótono.
Vá para a luz

Imagina o cidadão que agora tem 140 anos, nascido no distante ano de 1872. Imagine ele contando da emoção que foi presenciar a Proclamação da República quando tinha 17 anos. A tensão da 2ª Guerra quando tinha 67 anos. O seu centenário, em plena ditadura militar. A participação do comício das Diretas Já com 113 anos. A alegria de conviver com seu filho de 115, o neto de 90, o bisneto de 65, o trineto de 40, o tetraneto de 15. A alegria das reuniões familiares, quando eles precisam alugar o ginásio do Ibirapuera para caber toda a família.

Há outro lado peculiar nessa vida de 150 anos. Chegaria em um ponto no qual você não teria mais o que fazer. Porque numa vida em que todo mundo vive até 150 anos, existiriam duas opções:

A primeira seria que todos se aposentassem aos 65 anos como ocorre nos tempos atuais. Isso significa que você passaria 85 anos em casa sem fazer nada. E os Estados faliriam porque não teriam como sustentar um mundo de pessoas que não trabalham. Viveríamos em um mundo parecido com um filme de Ridley Scott.

Restaria então, a opção de todos trabalharmos até os 120 anos, restando ainda 30 longos anos após a aposentadoria. Você já imaginou o que é trabalhar por 100 anos? 100 anos de solidão. Já imaginou passar em um concurso público e ficar 100 anos no mesmo emprego? Cem anos trabalhando com as mesmas pessoas? Já imaginou se você tem uma discussão feia logo no primeiro ano, como seriam os próximos 99?

Por essas e outra, abaixo a vida eterna.

Comentários