Positivo e Operante

Rodrigo Pimentel é uma dessas figuras curiosas que o mundo contemporâneo nos proporciona. Ele é reflexo de uma era em que temos especialistas para tudo. Foi-se o tempo em que existiam apenas os comentaristas de política, economia, futebol, ou o Arnaldo Jabor. Hoje nós temos especialistas em desastres aéreos, conflitos internacionais, Djavan. Rodrigo Pimentel é um desses, especialista em segurança.

Dizem que ele inspirou o personagem do Capitão Nascimento, o que deve ser verdade. Porque Rodrigo Pimentel é foda. Ele comenta invasões policiais em morros cariocas, acidentes com helicópteros, técnicas de imobilização. A questão está justamente no fato de ele ser especialista em segurança. Hoje em dia, segurança não significa apenas impedir que meliantes venham a praticar contravenções. Falamos de segurança alimentar, segurança jurídica, segurança sexual. Convenhamos que em breve, Rodrigo Pimentel poderá estar participando até mesmo do Bem-Estar ensinando a lavar a mão.

Aliás, em um mundo perfeito, ele poderia estar participando de toda a grade de programação da Rede Globo. Aliás, não só da Globo. Creio que todos os canais deveriam ter Rodrigo Pimentel 24 horas por dia em sua programação. Sites, rádios. Imaginando esse mundo de maravilhas, e já se programando para isso, o CH3 dá asas para a fantasia. Imaginamos aqui como seria o mundo de Rodrigo Pimentel onipresente.

Palestras na Escola.
Olavo, se lembram dele?
Rodrigo Pimentel deveria dar palestras em todas as escolas do Brasil e eu disse todas. Veríamos várias crianças comemorando a sua primeira imobilização e o futebol do recreio seria substituído por simulações de segurança. O problema, é que no futuro, essas crianças saberiam invadir uma reitoria de universidade com grande maestria. Indo além, Pimentel deveria dar todas as aulas. Reproduzidas via satélite em todo o país. Teríamos detalhes imperdíveis do Dia D, técnicas de sobrevivência na tundra e explicações sobre o porquê o três está dividindo o nove e o que nove deveria fazer para impedir este ataque.

Comentarista de futebol
“O Felipe Melo utilizou corretamente as táticas de intimidação. Veja como ele acerta as travas da chuteira em um ponto estratégico do Robben, derrubando o adversário. Infelizmente o juiz não entendeu isso, mas eu creio que o Felipe fez seu papel de soldado, utilizando as armas que ele tem”.

Na Ana Maria Braga
“A técnica utilizada para desossar o frango foi equivocada. Veja que a faca não foi empunhada corretamente e começou-se o trabalho pelas assas. No Bope, nós ensinamos que se deve começar pela cabeça. A única exceção é em animais com mais de 100 kg”.

No Balé
“Esta interpretação passional de Cisne Negro, demonstra que os bailarinos foram educados dentro do mais rígido método militar. Veja a leveza nos movimentos, contrabalanceada sutilmente pela carga nas expressões faciais. O helicóptero que caí no final é utilizado pelas forças aéreas norte-americanas e é praticamente imune a falhas, tanto mecânicas quanto humanas”.

Explicando uma ocorrência
“Positivo e operante. Nós estávamos trafegando com a viatura quando percebemos um individuo com comportamento suspeito. Nós abordamos o sujeito que se evadiu em fuga. Empreendemos uma perseguição, até que conseguimos imobilizá-lo utilizando técnicas policiais e força moderada”.

Bem, algumas coisas são sempre iguais.

Comentários