Jangada: berço da civilização

De acordo com a fonte universal do conhecimento, a Wikipédia, Jangada é um município brasileiro do Estado de Mato Grosso. Uma informação um tanto óbvia e que pouco acrescenta, fazendo com que seja necessário ler o artigo inteiro para descobrir que o nome do município se origina de um Ribeirão - o nome do Ribeirão, por sua vez, se origina de um mistério - que a localidade já foi conhecida como Passa Três, que foi fundada em 1945 e se emancipou em 1986, que tem 7.961 habitantes em uma altitude de 178 metros.

Já para a fonte universal de escárnio, a Desciclopédia, "Jangada é um tosco município nos brejos metropolitanos de Cuiabá" e que a localidade foi elevada a condição de município em 1976, quando o telescópio Hubble permitiu que a existência de Jangada fosse comprovada.

O glorioso município também já apareceu algumas várias vezes no CH3, quase sempre associada as piadas com as inúmeras pastelarias que enfeitam a cidade. Afinal, isso é Jangada: uma pequena cidade na beira da BR-163, com um trânsito intenso de caminhões e pastelarias que se acumulam na beira do rodovia.

Ou melhor, Jangada era isso.

Desde ontem, quando veio a tona um estudo arqueológico realizado por pesquisadores respeitáveis, podemos considerar que Jangada é, nada mais nada menos, do que o berço da civilização Americana. O Ribeirão Jangada que desagua no Rio Cuiabá são uma espécie de rios Tigres e Eufrates do novo continente.

Ninguém sabe direito quando é que o ser humano chegou as Américas. A teoria mais aceita diz que nossos acentrais chegaram a este continente há 12 mil anos, atravessando o Estreito de Bering. Outras teorias falam em 14, 18 mil anos, mas não muito mais do que isso. Pois bem, artefatos utilizados por humanóides em um sítio arqueológico nas proximidades de Jangada foram datados com 27 mil anos. Isso mesmo. 27 mil fucking anos. Mais de dez mil anos antes das teorias mais aceitas para que os primeiros homens estivessem atravessando o mar de gelo entre a Sibéria e o Alasca, seres humanos já fabricavam seus primeiros artefatos de pedra lascada em Jangada.

É algo que muda completamente a nossa compreensão sobre a história. Pois pensem, se há 27 mil anos já havia humanos fazendo pequenas ferramentas em Jangada, que fica localizada praticamente no meio da América do Sul, isso significa que faz quanto tempo que os primeiros hominídeos cruzaram o Estreito de Bering. Isso se eles realmente chegaram por lá e não vieram nadando, caminhando sobre o mar, trazidos por naves extraterrestres.

Seja como for, Jangada mudou o rumo da história. De hoje em diante, toda vez que você se sentar na beira da BR-163 para saborear um delicioso pastel sabor pizza, saiba que aquilo não é apenas um ato de gula cometido na beira de uma estrada. Enquanto a gordura do pastel escorre pelos seus dedos, você saboreia a história, você contempla o surgimento de nossa espécie.

E pensar que a última vez em que Mato Grosso ganhou as manchetes mundiais foi quando uma pesquisadora afirmou que Hitler morou em Nossa Senhora do Livramento (cidade que fica apenas a 80 km de distância de Jangada) depois da 2ª Guerra Mundial.

Comentários