1001 Coisas para você fazer antes de morrer

Graças a uma das maiores campanhas publicitárias da história, todos nós sabemos que o Bombril¹ tem 1001 utilidades. De fato, a esponja de aço é responsável por limpar panelas e tubos de esgoto, matar pessoas (enfiando-o na garganta, esfregando até a morte) e, além do mais, o Bombril ajuda a melhorar a imagem da televisão se ele for preso na ponta da antena. Imagine o estrago que MacGyver seria capaz de provocar com ele?

O 1001 é um número místico desde pelo menos as 1001 noites na Arábia, uma lenda persa sobre um rei estuprador genocida, que só encontra a paz nos braços de Xerazade, uma das precursoras da aplicação do golpe da barriga. O 1001 também passa uma ideia de grandeza, afinal, é mais do que mil, que já é coisa pra caralho.

Nos últimos anos, foram lançados uma série de livros com 1001 coisas que você deve fazer antes de morrer. O início da série foi baseado em atividades culturais que você poderia realizar antes de passar dessa para a melhor, mas com o tempo, ela foi incrementada com aspectos surreais. Até porque, o título do livro te lança o desafio, para você ver se consegue cumpri-lo antes de bater as botas.

Eu tenho o “1001 discos para ouvir antes de morrer”. Acredito que ele é um bom guia musical e a tarefa não é das mais complicadas, uma vez que você pode escutar discos no carro, no ônibus, enquanto corre, só caminha ou até mesmo enquanto trabalha. Dá pra escutar um disco por dia e terminar a tarefa em três anos, com alguma folga.

1001 filmes para assistir antes de morrer” é uma tarefa mais ingrata, porque você precisa reservar um tempo para se dedicar a ele. Acredito que em cinco anos você conseguiria zerar o livro, mas até lá, já haveria uma nova edição com novos filmes e esse ciclo se repetiria eternamente.

Uma grande ironia é o “1001 livros para ler antes de morrer”, porque ele não estará incluso em sua própria lista, então, enquanto você o lê, perde tempo para chegar aos 1001 livros. E convenhamos, você vai morrer antes. Mesmo com uma incrível média de um livro por semana, 52 por ano, você precisaria de 20 anos inteiros dedicados a leitura. Com certeza vai ter um livro do James Joyce pra te atrapalhar. Mais fácil tentar  as “1001 histórias em quadrinho para ler antes de morrer”, se você conseguir encontrá-las.

Por outro lado, existem as “1001 músicas para ouvir antes de morrer”, que é sem graça porque você conseguirá escutá-las em no máximo dois meses e provavelmente usando só o Youtube. Pois bem, agora vamos enfim para a parte nonsense do negócio.

Vi na livraria o “1001 videogames para jogar antes de morrer”. Além de ser impossível conseguir isso, principalmente se você pegar aqueles jogos que tem 8 mil fases dificílimas, boa parte desses jogos nem devem existir mais e não vai ter a menor graça testá-los em simuladores na internet.

Para a minha surpresa, existem muitas outras variações dessa série que eu encontrei na internet. Cada uma pior do que a outra.

1001 Carros para dirigir antes de morrer: Existem tantos carros assim? Imaginem o custo da pesquisa para encontrar esses 1001 carros. E você precisa fazer o que? Tirar da garagem, dar uma volta no quarteirão, ir para o trabalho pegar a estrada de Santos ao lado do Rei Roberto e morrer em um dos mil e um.

1001 Prédios para ver antes de morrer: Eu realmente não acredito que ninguém esteja disposto a fazer isso. Pode ser muito perigoso se você estiver dentro de um avião, você pode nem ver e morrer.

1001 Piadas para ler antes de morrer... de rir: O trocadilho é tão óbvio que eu acredito que todas as piadas devam ser péssimas.

1001 Guitarras para sonhar em tocar antes de morrer: Bem, sendo que você vê quais são as guitarras, você pode sonhar em tocá-las rapidamente. Na verdade, não dá pra imaginar que alguém vai comprar isso.

1001 Quadros para ver antes de morrer: se o livro tiver a reprodução dos quadros, você mata na hora.

Pode confessar. Você achou
que eu estava de sacanagem
1001 Buracos de Golfe para Jogar antes de morrer: Sem comentários.

1001 Comidas para provar antes de morrer: de obesidade.

1001 Cervejas para beber antes de morrer: uma boa desculpa para você viajar o mundo em busca das mais diversas variedades de cerveja. Não tome tudo de uma vez, você chegará ao coma alcoólico na página 20.

1001 Vinhos para beber antes de morrer: Também conhecido como “1001 ressacas de vinho que você preferia morrer antes de ter”.

1001 Uísques para experimentar antes de morrer: esse é batata. Cirrose hepática na certa.

1001 punhetas para bater antes de morrer: esse aqui é só minha sugestão de pauta.

¹ Para quem não sabe, o Bombril é o mais popular Bombril do mercado, superando de longe outros bombris genéricos.

Comentários