Relógio Calculadora

Estamos vivenciando uma era em que o telefone celular ocupa um enorme espaço em nossas vidas. Se antes ele era apenas um dispositivo para facilitar a comunicação entre as pessoas, hoje ele é multifuncional. Nossos celulares nos acordam, tiram fotos e mantém nossa agenda. Por meio deles atualizamos nossas redes sociais, mandamos e-mails, escutamos músicas e conferimos os resultados da rodada.

A chegada dos smartphones ampliou sua presença em nossas vidas. Baixamos aplicativos que descobrem a música ambiente, contam onde está a Blitz da Lei Seca, fazem café, pregam peças nos amigos e ainda divertem nossos filhos enquanto lavamos a louça.

Se hoje os celulares ocupam essa função central em nossas vidas, este espaço já foi dos relógios. Utensílios que perderam um enorme espaço, inclusive porque os celulares também mostram as horas. Antigamente nós tínhamos uma série de relógios enormes, com muitas funções, que te transformavam no cara mais legal do recreio do colégio.

Relógio Calculadora: Começamos com um clássico. Como já deu para perceber no nome, este era um relógio que tinha uma calculadora embutida. Sua função era calcular, por mais desconfortável que fosse fazer qualquer cálculo em seus botões minúsculos. Sobreviventes desta época contam que jamais viram ninguém utilizar funcionalmente estes relógios. Seu principal objetivo era impressionar as pessoas e causar discórdia durante a aplicação de uma prova de matemática. Seu uso em vestibulares foi proibido pelo protocolo de Kyoto.

Relógio Controle Remoto: Outro clássico. Fontes pouco confiáveis garantem que ele só era fabricado no Paraguai, porque quem tinha um sempre dizia “minha tia comprou no Paraguai”. O relógio possuía botões que funcionavam como um controle remoto universal, capaz de comandar qualquer televisão do mundo. Pouco utilizável quando se estava na escola, no carro, no ônibus, no supermercado, no meio da rua, no cinema, enfim, mesmo em casa, quando era bem mais fácil usar o controle original da TV. No fundo, ele servia mesmo era para mudar o canal escondido, bem na hora da cobrança dos pênaltis.

Relógio com Agenda: Este não era um modelo específico, mas vários relógios vinham com uma agenda eletrônica para até, não sei, uns 30 contatos. Sua existência me faz acreditar que os fabricantes de relógios da época trabalhavam com o conceito de que você só precisava ter um para sobreviver. Você até poderia gravar o nome dos contatos no seu relógio, mas era um trabalho desgraçado, porque você tinha que ir letra por letra. Podia ser fácil inserir um Abel (20 toques), mas era extremamente complicado colocar Yuri (73 toques).



Relógio com Horário Mundial: Aparecia um mapa mundi na tela e então você começava a passar pelos horários em várias cidades do mundo. Londres, Paris, Moscow, Dubai, Pequim, Tóquio, Adelaide, Wellington, Lima, Nova York, Rio de Janeiro. Visualmente era bonito, mas, não tinha nenhuma função prática, a não ser que você seja um multimilionário que dorme cada noite em um hotel diferente de uma cidade diferente em um continente diferente. Mas, hoje em dias os celulares já atualizam a hora automaticamente.

Bem, fiquei tentado a colocar o relógio da coca cola aqui. Mas ele não servia nem para ver as horas direito.

Comentários