Doutor Piroca

O Brasil é um país fascinante em suas belezas e mazelas. Algo ainda mais aplicável ao inabalável Rio de Janeiro, a capital nacional da galhofa. Um lugar onde garçons trocam xingamentos carinhosos enquanto servem os clientes, onde motoristas de ônibus param o veículo para fazer uma piada ofensiva de futebol com um maluco qualquer na rua, local onde os turistas muitas vezes acreditam que estão presenciando uma briga, mas, na verdade, tudo não passa de um grupo de idosos discutindo efeitos colaterais de remédio.

Só no Rio de Janeiro e, consequentemente, no Brasil, o noticiário nacional poderia ser invadido por uma figura cujo codinome é Doutor Piroca.

Isso mesmo.

Veja que nome perfeito: Doutor Piroca. Imagina o estrago que Vladimir Nabokov ia fazer em um romance sobre esse personagem, descrevendo a forma com as palavras ressoam no céu da boca: Doutor Piroca. Não estamos falando de um Doutor Pênis, Doutor Rola, Doutor Caralho, Dr. Pau, Cacete, Caceta, Benga, Lepa, estamos falando do Doutor Piroca.

Tal figura surgiu no último fim de semana quando o inesgotável ministro Alexandre de Morais levantou o sigilo sobre a investigação que levou à prisão dos envolvidos na morte de Marielle Franco. Consta na delação premiada realizada por Ronnie Lessa que, em determinado dia, ele estava na casa do seu amigo Doutor Piroca, fazendo sei lá o que, porque nada mais interessa depois que você sabe que existe alguém com esse apelido.

Imagino o momento em que Lessa fazia sua delação, ao citar que estava com Doutor Piroca, talvez na Casa do Caralho. Imagino os policiais tentando encerrar o acordo por conta da piada infeliz de Lessa, que teve que explicar que o Dr. Piroca era real, invertendo aquele meme do psicólogo negacionista¹.

Existem muitas camadas neste personagem. Porque ele se chama Doutor Piroca? Seria ele um médico urologista? Um médico ruim? Um cafetão? Um homem que ganhava sua vida com sua piroca? Ele, de alguma forma, se parecia com o órgão sexual masculino? Tinha doutorado. Ou alguém só o chamou de doutor e logo depois emendou que só se for o doutor piroca? Como ele reagia a esse apelido? E a família? Tem um filho Doutor Piroquinha?
Doutor Piroca seria uma boa tradução para o Daddy Cool?


Jamais saberemos as respostas.

Doutor Piroca era advogado (portanto doutor) e em suas certidões de nascimento e óbito constam seu nome: André Luiz Fernandes Maia. Ele foi morto a tiros na Zona Oeste do Rio de Janeiro ainda em 2018, um mês depois do Caso Marielle. Se a morte foi por envolvimento da milícia, do tráfico, queima de arquivo, bala perdida, jogo do bicho, envolvimento com caça-níquel, vingança ou confusão por parte dos assassinos, não sabemos. Tudo isso é possível no Rio de Janeiro.

¹Meme segundo o qual uma pessoa diz que foi tranquilizada pelo seu psicólogo que afirma que, sei lá, o vibrador do Dolly Guaraná não existe, para logo na sequência uma imagem mostrar que realmente existe um vibrador do Dolly Guaraná.

Comentários