As cidades e suas alcunhas

Ao adentrar nos limites do município de Campo Verde, o visitante é recebido por uma placa de boas vindas. Ele é alertado que, ao cruzar o aviso e entrar no território, estará na capital do turismo tecnológico.

É algo a se pensar. O que afinal é o turismo tecnológico? Uma visita até o Japão para conhecer computadores? Passeios monitorados pelas lojas da Apple? Uma ida até o Paraguai, que resulta em uma volta com sacolas? Eis uma questão para outro post, que jamais será feito.

O fato é que toda e qualquer cidade acaba por receber uma alcunha. Cuiabá, por exemplo, é a Cidade Verde. Nossos simpáticos vizinhos de Várzea Grande formam a Cidade Industrial. Primavera do Leste é a Capital Nacional do Bullying. Cáceres é conhecida como a Princesinha do Paraguai. Deve ser humilhante para uma cidade ganhar o apelido de princesinha? Sim, mas acontece.

Criar uma alcunha é um desafio e tanto para o marketing da cidade. Não é fácil sintetizar a aura municipal em uma expressão de duas ou três palavras.

A maneira mais simples é colocar um adjetivo ou substantivo ao lado de Cidade. Se Várzea Grande tem uma fábrica, vira a Cidade Industrial. Se Cuiabá tem meia dúzia de árvores, é a Cidade Verde. Se o Rio de Janeiro tem uma centena de praias, montanhas, monumentos, prédios, já se diz a Cidade Maravilhosa. Devemos ter alguma cidade das gaivotas, se bobear.

Outra boa saída é chamar uma cidade de “Capital de Alguma Coisa”, como no citado caso campoverdense. Geralmente, o título é adotado por alguma cidade que não é capital e quer reforçar a sua auto-estima. Temos Barra do Garças, que é a Capital do Universo. Sinop que é a Capital do Nortão, um título bem monótono, diga-se.

Se o uso de capital ficar meio batido, é possível dizer que o lugar é a Meca de alguma coisa. Dá o ar de sagrado ao local, para irritação dos muçulmanos. Chapada dos Guimarães é a Meca do Ecoturismo. Jangada é a Meca do Pastel.

Ainda existem os curiosos casos em que cidades são comparadas a uma outra do exterior. Campina Grande é a Liverpool Brasileira. Sorocaba é a Manchester Brasileira. Essa comparação cria uma dúvida na cabeça das pessoas, porque afinal, não sabemos o que há em Manchester, imagine na Manchester daqui.

Mas fica bonito. Dá um ar de importância. Se você falar que Alto Caparaó é a Saigon brasileira, vai parecer legal. Ainda mais por conta daquela música do Emílio Santiago (Anoiteceu, olho pro céu e vejo como é bom ver as estrelas na escuridão*, espero você voltar para Saigon).

Melhor ainda quando se diz que um lugar é a Las Vegas brasileira. Eu, particularmente, sempre digo isso para toda e qualquer cidade. Digo aqui que Paranatinga é a Las Vegas brasileira. Todos sabem o que acontece em Las Vegas. Ou melhor, ninguém sabe, porque o que lá acontece... bem, você sabe**.

São Vicente. A Célula-Mater da Nacionalidade!

*Note que é sempre um bom sinal olhar pro céu, quando anoitece, e ver que as estrelas estão lá. No céu e na noite.
** Sutilmente se entende que Las Vegas é a Meca da Putaria.

Comentários

Gressana disse…
Las Vegas brasileira é Goiânia.
Anônimo disse…
eu pensei que fosse a carnicentas