Vingança

A vingança é um prato que se come frio

Percebe-se que o autor dessa frase realmente vivia em outros tempos. A interpretação mais comum é de que, para ser melhor saboreada, a vingança devia esperar. Sem atitudes intempestivas. Acalme-se, espere. Planeje friamente. E então se vingue. Espero o prato esfriar. Vingança não pode ser churrasco, porque é impossível que alguém goste da carne assim que ela esfria e fica toda ensebada.

Mas é uma frase de outros tempos. Hoje, na era da comida congelada, comer um prato frio pode ser o efeito contrário. O prato já está ali, frio no seu congelador. Não sabemos se a vingança é vendida pré-cozida em supermercados aleatórios. Caso seja, é melhor não comê-la enquanto ainda está fria. Quebra os dentes.

A vingança é um dos desejos mais estranhos do ser humano. Um misto de vontade de reparar a injustiça promovida por alguém, afinal, nosso sistema judiciário é falho, burocrático e demorado. Junto a um desejo de ver o sangue impuro correndo pelo fétido solo pátrio. Já dizia o código de Hamurabi “olho por olho, dente por dente”.

Há quem ache que a vingança é algo necessário para manter um equilíbrio na sociedade. Há quem ache que não, muito pelo contrário, é uma atitude pouco racional que deveria ter sido deixada para trás pelos seres humanos mais evoluídos. E há é claro, os viadinhos de sempre que dizem “não gente, isso é errado”.

O mais estranho sobre a vingança, é que ninguém nunca quer apenas que o olho seja igualado pelo olho. Que o dente seja vingado com outro dente. Pâncreas por pâncreas, costela flutuante por costela flutuante. Uma boa vingança, além de bem planejada e friamente executada, deve ser muito mais violenta do que o ato que a motivou.

Exemplo? Seu vizinho passa com o carro por cima da sua calçada e destrói uma parte do seu jardim. Você vai lá e mija no jardim dele, corta as plantas? Não, muito pelo contrário. Se você fizer isso, você não se sentirá vingado plenamente. Você deve esperar alguns dias e na calada da noite, arranhar o carro todo do cidadão, além de quebrar todas as janelas e cuspir no volante. E claro, logo na seqüência você deve fugir para as Bahamas. Porque ele também vai querer vingança e muito provavelmente vai atear fogo na sua casa. O que vai te levar a metralhar os seus filhos. E fazer com que ele mate você. Por isso, seria de bom tom matá-lo logo no começo. E toda a sua família. Para que não sobre ninguém querendo vingar a morte do patriarca.

Além de ser uma vingança plena, que alimenta a alma, ainda servirá de exemplo. Seus vizinhos todos perceberão que ninguém deverá mexer com você, senão morrerá. Será o primeiro passo para montar uma rede de influências no bairro e cobrar taxas dos amedrontados vizinhos, para que eles permaneçam vivos.

No futebol também é assim. Se um adversário está com um comportamento estranho, entradas duras e provocações, a melhor vingança é... quebrar-lhe a perna. Sim. Uma fratura exposta, que talvez o impossibilite de voltar a jogar futebol. Nos filmes é assim. Rambo acabou com a ditadura na Birmânia, para vingar o seqüestro de um grupo de missionários. Charles Bronson já acabou com o crime organizado, desorganizado, gangues, milícias, guerrilhas e o que tivesse pela frente, para vingar a morte da sua filha.

A vingança é a forma de se fazer justiça com as próprias mãos. Toda ação gera uma reação. Se seu professor te deu uma nota errada, nada melhor do que incendiar a sua casa. Se o garçom colocou um copo de chope a mais na sua conta – e não admitiu o erro – nada melhor do que colocar um copo de chope a mais em sua garganta, ou no seu ânus. Afinal, a vingança é um prato extra-grande.

Comentários

Gressana disse…
Ah, se eu realmente tivesse executado cada vingança que já planejei...