Ditadura 2.0

Há mais de um ano atrás, foi publicado aqui neste espaço¹, um texto sobre o Twitter. Então, uma ferramenta nova, que ninguém sabia para o que serviria. As pessoas estavam entrando no Twitter para não perder a nova onda. Presenciar um momento histórico e tudo mais. O texto falava sobre as bizarrices das pessoas que postavam suas vidas naquele lugar.

Terminávamos o texto dizendo que chegaria um dia, o apocalíptico dia em que você deixaria de ser alguém para ser /algumacoisa. Pois esse dia já chegou.

O Twitter tem muitas utilidades, de fato. Você pode acompanhar notícias sobre pessoas, diretamente a partir delas, sem depender das notícias mal escritas do G1, ou das manchetes sensacionalistas do Terra. Você fica por dentro de inúmeras besteiras da internet. Se você for um seqüestrador, ou praticar qualquer outro tipo de contravenção, sua vida será facilitada pelo site. Você saberá todos os passos do seu possível seqüestrado, na medida em que ele diz aonde vai, como vai e com o que vai.

Mas, hoje em dia, você não precisa entrar lá com seus nobres ideais, ou com seus interesses criminais. Você entrará apenas porque é necessário entrar. Entrar no Twitter virou uma exigência do mercado, uma exigência da sociedade. É a ditadura da internet.

Sempre foi assim. Existiu a época em que todo mundo tinha que ter um blog pessoal. Tivemos a onda do Orkut. A invasão do fotolog. Quantas pessoas não ficaram acordadas até a meia noite, mudaram seu IP para as Bahamas, apenas para conseguir cadastrar sua página? Tal e-mail é melhor, então todo mundo vai para ele. O MSN é coisa do passado, a moda agora é entrar no Skype pelado. Participar de uma rede social é como ter um tênis da moda. Existem pessoas que não saem de casa para acompanhar os Tweets das pessoas que ele segue.

Todo mundo está lá. Tirando o presidente Lula, porque ele não precisa. O Twitter ajuda a explicar porque José Serra não será eleito presidente.

E também, que Geraldo Alckmin é a pessoa mais efusiva da história.

Mas em breve, as coisas mudarão. Pessoas dirão que o Twitter perdeu a sua função inicial e se transformou em um antro de idiotas. Essas pessoas cometerão seu Twittercídio e irão dormir com seu orgulho intelectual².

Por falar nisso, nos siga no twitter @blogchtres. Logo vamos começar a sortear liquidificadores por lá.

¹É muito, muito legal falar em "este espaço".
²Em breve o CH3 falará sobre orgulho intelectual.

Comentários