O segredo das empresas

Com certeza você já foi mal-atendido alguma vez em sua vida. Passou horas em uma fila e quando finalmente chegou a sua vez de ser atendido, o sistema estava fora do ar. Ou então, a taxa que você tinha que pagar sofreu um aumento. Ou o seu pedido ainda não estava pronto, mesmo vencidos cinco dias do prazo. Ou então, você se esqueceu de levar os cinco códigos de barra de produtos Nestlé.

Você então pensa “oh deus dos miseráveis! Porque? Porque? Eu sou muito azarado, céus”. Nada disso. Todo esse seu sofrimento não é um mero acaso divino. Sua martirização foi friamente pensada pelo outro lado. Os funcionários da empresa que atravanca sua vida, foram treinados, monitorados e capacitados para que pudessem atrasar ao máximo o seu dia.

Fui falar com Alfredo Humoyhuessos, filólogo e agricultor colombiano. Ele está trabalhando na tradução da obra completa de Dostoievski para aramaico, mas concedeu um espaço em sua agenda antes de ir jogar pôquer com Max Gehringer e Barak Obama. Como vocês já devem saber, Frédito (para os íntimos) é a maior mente da história da humana, apelidado de Google Humano. Com G e H maiúsculos.

De tão inteligente que é, vive rodando o mundo dando palestras sobre os mais variados temas. Amanhã mesmo, ele dará uma palestra sobre “A Arte de Palestrar”. Estarão na platéia, entre outros, Bill Clinton, Al Gore e Pedro Nadaf.

Empresas vivem noticiando suas palestrar motivacionais. “O Segredo do Sucesso” e outros títulos que parecem saído das prateleiras de livros de auto-ajuda. Mas, elas não propagandeiam aquelas que são as suas palestras mais importantes. Aquelas que podem parecer antipáticas ao grande público, mas que são as que verdadeiramente norteiam os seus ideais.

Alfredo me mostrou algumas delas. Ou melhor, apenas os temas. Porque todas as suas palestras são feitas no improviso. Humoyhuessos pode falar sobre qualquer tema, de improviso, e por contas horas forem necessárias.

Como Burocratizar o ServiçoPalestra adorada em muitos serviços públicos. Humoyhuessos explica passo a passo as melhores maneiras de criar novos guichês para atravancar o serviço. É preciso ir no caixa, depois no segundo andar pegar um carimbo e finalmente voltar ao guichê inicial. E sempre tendo que pegar senhas.

Deixando o seu cliente em eterno estado de tensão
Workshop que mostra como se comportar. Ao terminar de atender uma pessoa, nada de chamar outro imediatamente. Levante para tomar uma água, arrume sua gola, jogue uma partida de paciência no computador. Isso fará com que o próximo da senha entre em estado de nervos.

Como manter um website cheio de informações equivocadasPalestra para os programadores. Ensina as melhores maneiras de deixar o site oficial da empresa com informações dúbias e/ou ultrapassadas. Valores errados, localizações erradas, horários equivocados. Faça o usuário chegar ao local cheio de informações equivocadas e que assim, ele tenha que voltar outro dia.

Como fazer com que papéis demorem para ser despachados
Cria um sistema engenhoso para que um produto demore o máximo tempo possível. Gavetas, caixas, setores. Em cada lugar, um carimbo, uma pessoa e um dia. Poderia ficar pronto no mesmo dia, mas graças a esse sistema, irá demorar 2 semanas.

Desculpas protocolares
Ensina aos funcionários as melhores desculpas. Desde o protocolar “o sistema está fora do ar” até desculpas mais criativas como “está em falta no fornecedor”.

Humoyhuessos fará uma palestra sobre esse assunto para os visitantes do Chnautas. Conseguimos duas horas em sua agenda no dia 28 de Outubro de 2017. Se preparem!

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