Dicas para participar do Concurso Público

Domingo acaba, finalmente, o concurso público em Mato Grosso. Aquele cujos erros na primeira tentativa de realização irritaram até Hitler. Dizem que dessa vez tudo vai dar certo, que as coisas vão seguir o seu andamento normal, afinal, são menos pessoas participando e tudo está mais organizado. Eles aprenderam com os erros anteriores para acertar agora.

Ok, preferimos acreditar que isso seja verdade. Até porque, não ouvi falar de graves problemas nos outros dois novos dias em que as provas foram realizadas. Mas, aqui, nós do CH3 somos precavidos. E como quem é amigo, avisa é... digo, quem avisa, amigo é, e muitos amigos entram por aqui, nós vamos dar dicas para que o seu dia seja mais tranqüilo. Baseamos essas dicas na nossa experiência de vida. Pois os membros desse blog vivenciaram o Caos (com C maiúsculo) que se instalou na cidade de Cuiabá naquele dia 22 de Novembro de 2009.

Pois bem. A primeira coisa que você precisa para fazer a prova é... bem, a primeira coisa é estar vivo. Esperamos então que você faça de tudo para permanecer vivo até o dia. Não faça coisas que possam te matar como, se jogar de pontes, atirar na própria cabeça, explodir bombas amarradas ao próprio corpo.

Estando vivo, a primeira coisa a fazer é chegar ao lugar da prova. E, acredite, isso pode ser difícil. As ruas podem estar tomadas de carros e de pedestres enlouquecidos tentando chegar ao local. A melhor coisa a fazer é ir de helicóptero. Talvez haja alguma complicação no fato de que não existem muitos heliportos em escolas públicas, mas, nada que um salto de pára-quedas não resolva.

Sendo que cadeiras podem estar sendo atiradas de dentro da sala é bom comparecer ao local de prova com escudos.

Talvez a prova possa sofrer um pequeno atraso, coisa de 2 horas. Aí é complicado. Você não poderá levar livros, nem um mp3 para escutar. Aproveite então para ser uma pessoa constrangedora, que conversa com desconhecidos. Aproveite esse momento para destruir mentalmente os seus adversários. Tente talvez se sentar atrás de uma pessoa com muitas tatuagens. Tente interpretá-las. Caso não queira nada disso, treine modernas táticas de meditação.

Se você vai realizar provas de dia e de tarde, leve dinheiro. Talvez apareça uma boa oportunidade de realizar algum negócio no intervalo. Do tipo, arrumar uma prova do período da tarde já gabaritada.

Confira se sua prova é igual a que os seus colegas estão fazendo. E confira se o conteúdo é condizente com sua área de atuação. Se você é biólogo, estranhe questões sobre direito penal, e se você for nutricionista, rejeite questões sobre comunicação de massa. Não é a sua massa.

Se você for um fiscal de prova, recomendamos ir armado para poder inibir eventuais manifestações violentas dos candidatos. Também é bom chegar cedo ao local da prova e estudar bem a topografia do lugar. Ver os principais pontos de fuga e refugio, caso uma rebelião comece.

Na hora de voltar para casa, tenha certeza de que não existem leis. Carros poderão passar por cima da calçada, helicópteros poderão dar rasantes, pedestres poderão organizar arrastões. O caos poderá voltar a reinar. Nessa situação, esteja preparado para matar antes de morrer.

Tomadas essas pequenas precauções, tudo poderá correr bem.


PS: Para a organização, temos algumas dicas também: mantenham as provas lacradas, distribuam-as corretamente e fiscalizem de maneira eficaz.

Comentários