Guia CH3: Como escrever um texto do CH3

Você entra aqui lê um texto do blog e pensa “queria fazer um texto do CH3. Como será possível?”. Este guia irá te ensinar a ter resultados eficientes.

1) A primeira coisa que você precisa ter é uma idéia. Para ter uma idéia você precisa pensar. Para você pensar você precisa ter um cérebro. Para ter um cérebro... bem, aí eu não sei. Eu conversava nessa parte da aula de biologia. A questão é que você pode ter todos esses pré-requisitos, mas mesmo assim morrer sem jamais ter tido uma idéia. O processo do surgimento de uma idéia pode ser considerado um milagre. Ou não. Você pode ter ela a qualquer momento do seu dia. Mas, para se ter uma idéia... bem... preste atenção em tudo.

2) Depois você precisa desenvolver essa idéia e como é que você a faz? Sim, escrevendo. Para isso, é de bom tom que você seja alfabetizado. Geralmente funciona melhor se você escrever no computador. Mas você pode até escrever a mão. Uns dois textos do CH3 foram escritos a mão antes de serem digitados. Não me lembro quais eram. Mas aí é mais cansativo e você pode acabar desistindo da idéia se ler ela muito.

3) Pense em uma abertura. Essa abertura pode ser simplesmente explicativa sobre o texto. Ou pode não ter nada haver com o texto. Aliás, se você quiser, vários parágrafos do texto poderiam ser sobre um assunto diferente. Eu poderia agora revelar que na verdade esse texto é uma análise sobre a obra de Machado de Assis.

4) Capitu. O que ela fez? Ela deu pra todo mundo? Seus olhos de ressaca significam que ela era alcoólatra?

5) A medida que o texto for desenvolvido, surgirão várias opções de trocadilhos. Por exemplo, o caso da ressaca. O trocadilho mais simples era o com a ressaca alcoólica. Mas você poderia ir no sentido original da ressaca do mar. E a partir disso criar algo muito maior. Esses trocadilhos também podem não ter nenhuma lógica.

6) Sempre que você quiser citar um dado, não se preocupe com a veracidade dele. Chute um número qualquer, de forma que ele seja o mais interessante possível. Eu poderia aqui dizer que 23% dos textos do CH3 contém informações desse tipo. Este não é um blog jornalístico na essência da palavra. A credibilidade não importa. Ou talvez, justamente pela credibilidade não importar, esse seja um blog jornalístico na essência da palavra.

7) Confunda o leitor com as suas dúvidas. Ainda não me lembro qual era o texto que eu escrevi a mão antes de digitar.

8) Certa vez um anônimo comentou o seguinte no blog, sobre o texto de como se tornar um crítico de cinema: “Como é?! Trabalho de critico não é brincadeira, tampouco alguma função que se baseie em velhos clichês e costumes preguiçosos. No inicio até se deu bem, mas daí em diante transformou o texto numa piada sem graça e sem tamanho. Você é até bem humorado, mas não entende nada de ser critico de cinema, meu amigo.”

9) Sempre que você terminar o seu texto pense se um anônimo viadinho poderia dizer essas palavras para ele. Para esse texto no caso: “Como é?! Escrever para o CH3 não é brincadeira, tampouco alguma função que se baseie em velhos clichês e costumes preguiçosos”. Se isso for possível, o seu texto está muito bom.


10) Ah sim, o texto no caso era a festa do cabide da teoria à prática. E também a dieta do chá de cogumelo.

Comentários