Ditos Populares Frustrados

Há um bom tempo atrás, nos primórdios desse blog, quando ele era preto e tinha uma logo ultrajante, Vinícius, o Gressana, fez uma análise de alguns ditos populares levados ao pé da letra. Chutar o pau da barraca por exemplo. Tal post permanece até os dias de hoje na galeria de posts inesquecíveis do CH3.

Graças a esse post eu tive a idéia, frustrada, de tirar fotos mostrando as situações dos ditos levados ao pé da letra. Eu achava a idéia genial, mas ninguém a levou a sério. A única foto tirada foi uma de Vinícius pagando o mico. A segunda foto que seria dele sendo pego com as calças na mão jamais foi tirada.




E foi até para nossa (minha) surpresa que poucos meses depois eu vejo no programa do Jô, dois caras que lançaram um livro com essa mesma idéia. Sendo que as fotos dele era bem menos engraçadas do que as nossas ficariam, mas enfim.

Para que um ditado seja popular, uma coisa é fundamental: que ele seja popular. Não adianta a frase ser de efeito, se ela não for popular. Se ela não for repetida por toda a eternidade e em qualquer situação, ele não será popular.


Por exemplo, uma vez depois de uma matéria sobre relacionamentos de emprego, o apresentador do jornal local disse “como diria minha avó: cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”. Sim, a frase não tinha nada haver com o momento, mas ela foi dita por ser um dito popular.

Várias pessoas tentam por vezes criar algum dito popular sem que ele seja um. Certa vez, o já referido Gressana, disse “hmm... nessa canja tem osso”. Todos olharam pra ele com cara de “como assim?”. Ele tentou explicar a situação e disse que esse era um dito popular, muito comum. Ninguém jamais havia escutado ele. E uma rápida pesquisa no Google mostrou que ele não existia. Vinícius até hoje jamais admitiu a farsa.

E existem várias pessoas assim. Aqueles que dizem “ah, esse tá mais fudido que cobra em galinheiro” ou “essa dirige tão mal que deixa o carro morrer na descida”. Ou para tentar abalizar começam as frases utilizando “como diria minha avó” ou meu avô, ou um amigo meu¹. Não ira colar. Frases novas não são aceitas com facilidade, a não ser que você já seja famoso.

Mas a sua fama não garantirá que a frase se torne um dito popular. No máximo que ela apareça na seção de frases da Veja.

Bem, então, como eu faço para criar um dito popular? É simples! ... Bem, não é simples não. Nem fácil. Você terá que criar uma máquina do tempo e ir para o tempo em que os ditos populares são criados. Pensar em uma frase marcante e começar a disseminar ela entre a comunidade. Você terá que pensar em algo que faça sentido a época. Não vá falar com um caboclo de 1716 sobre carros ou computadores.

A maneira mais eficaz de fazer isso, é entrar nos quartos à noite enquanto as pessoas dormem e molestá-las sex... digo, falar nos ouvidos delas a frase desejável. Então todas elas irão acordar com isso na cabeça e no dia seguinte quando pintar uma oportunidade para que a frase seja usada, elas a usarão. E as outras pessoas a acharão familiar. E assim a coisa crescerá até o momento em que ela virará um dito popular. Se possível até force situações em que o dito poderá ser dito.

Você pode até tentar fazer isso hoje em dia, mas poderá encontrar alguns problemas:
1) Ao entrar na casa da pessoa você poderá ser assassinado ou preso facilmente.
2) Irá demorar uns 100 anos para que a frase seja realmente popular.

Bem, enquanto você não entra em uma faculdade de física para começar a entender de que maneira poderá criar um dito popular o melhor a fazer é se contentar com os já existentes. Não tente refletir muito sobre o significado deles e os repita mecanicamente em qualquer situação, para que assim você garanta a popularidade deles e também a sua credibilidade enquanto propagador de Ditos. E, jamais tente fazer com que uma frase irrelevante se passe por um dito popular.

¹Detalhe: é fato que quando uma pessoa fala “como diria um amigo meu” ela está com vergonha de assumir uma frase de autoria própria.
² São Benedito provavelmente é um Dito Popular. Quem sabe um dia ele poderá ser levado ao pé da letra.
³ Nesse post não se encaixa a possibilidade de criar um provérbio chinês. Você teria que aprender chinês e toda a complexa e milenar cultura chinesa.

Comentários

Mariana disse…
Você já foi no ditado popular? O nome do bar não é a toa.

O cardáprio de lá - além das opções todas de bebidas, etc. - tem inúmeras fotos: um pé com um balde, por exemplo. Mas sem legenda.

Aí a gente fica adivinhando qual o dito popular que queriam retratar. Alguns são bem difíceis, mas é muito divertido. hahaha
Anônimo disse…
voces assustam com essas frases ao lado pensam que é verdade. tipo:esse blog é sujo, esse blog só tem mentira, esse blog é so fantasia, esse blog é mau...
credo!!!
Guilherme disse…
Você também assustou bastante postando o mesmo comentário 4 vezes.