Hotel localizado no centro da cidade

Jornal matutino local da afiliada da Rede Globo. A jornalista irá conversar ao vivo com o secretário municipal de Trânsito, para falar sobre o leilão de carros apreendidos que a secretaria está por promover. Os dois estão em algum lugar genérico do Centro de Cuiabá e a repórter anuncia:
- O leilão será realizado em um hotel localizado no centro da cidade, na Rua General Valle.

Mais um pouco e o secretário confirma.
- O leilão será neste local que você falou.

A informação omitida é que existem pelo menos três hotéis na Rua General Valle, também conhecida como a rua do Pronto Socorro. Como o nome do hotel não foi fornecido pela reportagem, os interessados terão que passar em cada um desses hotéis perguntando “o leilão vai ser aqui?”, ou então fazer um trabalho de raciocínio lógico e pensar que o Hotel Roari é o maior de todos é que o leilão só poderia ser lá. Trabalho de raciocínio lógico que nem todos são obrigados a fazer. Assim sendo, a reportagem não estava completa, porque não indicava o local do evento. Apenas passava as coordenadas.
A parada vai acontecer aqui

A Globo tem essa linha editorial de não citar nomes de empresas, exceto quando são suas próprias empresas. Fazer uma matéria de oito minutos dizendo que o diretor geral participou de uma conferência em Nova York ou que a companhia de gás do dono da empresa ganhou um prêmio, isso pode. Falar que o leilão será no Hotel Roari não pode.

Na Fórmula 1, por exemplo, a Red Bull era misteriosamente chamada de RBR, mas por outro lado a Ferrari, Mercedes, BMW e Honda eram chamadas por seus verdadeiros nomes, mesmo sendo empresas iguais a Red Bull. Enquanto uma vende energéticos com o curioso efeito colateral de fazer voar, os outros vendem carros.

Interrompemos esse post para reescrevê-lo no Padrão Globo.

Jornal matutino local da afiliada de uma grande emissora nacional de televisão. A jornalista irá conversar ao vivo com o secretário municipal de uma pasta importante para a cidade, para falar sobre o leilão de meios de transporte populares que a secretária está por promover. Os dois estão em algum lugar genérico da região central da capital de um dos 27 estados brasileiros e a repórter fala:
O leilão será realizado em um hotel localizado em uma rua da cidade.

Mais um pouco e o secretário confirma.
- O evento será neste local que você falou.

A informação omitida é que existem pelo menos três estabelecimentos utilizados por pessoas que estão de passagem pela cidade nesta rua da cidade, também conhecida como a rua onde fica um lugar que as pessoas procuram quando estão com problemas de saúde. Como o nome do estabelecimento referido não foi fornecido pela reportagem, os interessados terão que passar em cada um desses lugares perguntando “o evento vai ser aqui?”, ou então fazer um trabalho de raciocínio lógico e pensar que um dos locais próprios para hospedagem é aparentemente o maior de todos e que o evento só poderia ser lá. Trabalho de raciocínio lógico que nem todos são obrigados a fazer. Assim sendo, a reportagem não estava completa, porque não indicava o local do evento. Apenas passava as coordenadas.

Esta emissora de televisão tem essa linha editorial de não citar nomes de empreendimentos lucrativos, exceção feitas aos possíveis empreendimentos dela própria. Fazer uma matéria com um determinado número de minutos dizendo que um cidadão que ocupa um cargo importante lá dentro participou de uma conferência em uma das principais cidades do mundo ou que uma suposta companhia que vende produtos metálicos recheados de um elemento em estado gasoso que talvez pertença a um dos principais executivos desta emissora se tornou vencedora em um eventos que qualifica alguns dos aspectos corporativos, isso pode. Falar que o evento de venda será em um estabelecimento cheio de quartos com camas, não pode.

Em uma disputa que envolve veículos projetados para alcançar altas velocidades, uma equipe que leva o nome de uma fabricante de bebidas que oferecem energia para os seus usuários era misteriosamente chamada de FDBQOEPOSUR, mas por outro lado uma fabricante de unidades propulsoras de um país do continente dito mais velho do mundo, outra fabricante deste mesmo continente, mas de outro país, outra fabricante do mesmo continente e do mesmo país da última citada, além de uma fabricante de um país em outro continente, eram chamadas por seus verdadeiros nomes, mesmo sendo empresas iguais a fabricante de bebidas que oferecem energia. Enquanto uma vende bebidas que oferecem energia dentro de recipientes metálicos com o curioso efeito colateral de fazer voar, os outros vendem veículos automotores terrestres.

Comentários