O Melhor DJ do Mundo

Os outdoors espalhados pela cidade não me deixam não saber. David Guetta irá tocar em Cuiabá em um futuro bem próximo. Se você for até o Shopping Pantanal, poderá observar uma centena de avisos sobre o seu show, espalhados entre carros que serão sorteados e uma bizarra loja em que as pessoas são fotografadas enquanto usam roupas ridículas e escutam músicas eletrônicas. Mas, afinal, quem é David Guetta?
Guetta é um cara que tira fotos em posições escrotas

A princípio, suas fotos me dizem muito pouco. Ele me parece um rosto muito comum, que pode ser associado a dezenas de outras pessoas que você vê na rua ou na televisão. Ele poderia ser um piloto de Fórmula 1, um figurante de seriado, um cara que usa roupas ridículas e é fotografado escutando música eletrônica em uma loja bizarra do Shopping Pantanal. Ou, ele poderia ser DJ.

Aliás, ele é DJ. Segundo a Wikipédia, além de DJ ele é francês e produtor de música house. Isso me trás uma grande dúvida: porque temos tantos DJs na França? O Daft Punk é de lá, não? Assim como o Air. A França é um país em que até as atrizes pornôs e ídolos infantis acabam se transformando em DJs.

David Guetta também é acompanhado da expressão “maior DJ do Mundo”, praticamente uma antonomásia. Juro que não conhecia nada do trabalho de Guetta, mas logo que procurei, descobri que suas músicas sempre tocam na academia que frequento. Aliás, na ordem do CD, conheci até a faixa oito e cheguei a conclusão de que é no momento dessa música que eu costumo a ir embora.

Se você está se perguntando como é que alguém é eleito o melhor DJ do mundo, eu lhe respondo que há uma eleição para esse cargo, feito por uma revista especializada. Não sei te dizer quais são os critérios utilizados para essa eleição, mas acredito que é algo parecido com a apuração de um desfile de escolas de samba. O fato é que Guetta ganhou esse título algumas vezes e pode, ou deveria, se orgulhar disso.

I Gotta Feeling continua sendo um clássico
absoluto das acadêmias. Mas, eu só colo-
quei essa foto para que você se sinta
atraído pelos peitos da Fergie e dê uma
chance ao texto.
Não sei se esse prêmio leva em conta sua atuação enquanto produtor musical, ou como DJ em boates. Aliás, não sei se as duas coisas se diferenciam, porque vocês já devem ter percebido, eu não entendo bulhufas de música eletrônica. Aliás, não só não entendo, como tenho total repúdio por essa série de batidas repetitivas. Assim sendo você já deve estar me perguntando porque é que eu estou falando sobre esse tema?

Bem, frequentando uma academia de ginástica, escuto muita música eletrônica. Não sei se os donos de academia de ginástica fazem parte uma seita de adoradores do gênero, se existem pesquisas científicas que comprovam que a atividade física é potencializada com o uso de música eletrônica, ou sei lá por quais provações eles passam na faculdade de Educação Física. O fato é que por lá, só toca música eletrônica.

Já escutei muitos DJs nesse mundo e, apenas sei que são vários, pelo fato de que quase todos citam seus nomes no meio da canção. Quase todos se autointitulam como um dos melhores do Brasil. O último deles foi o DJ Thiaguinho, poliglota, que se dizia the only one, the best, the beast. Acredito que eles utilizam do mesmo recurso dos inúmeros cantores sertanejos atuais que sempre se citam em suas canções. Essa é a única forma de que as pessoas saibam quem é o responsável pela música, porque é tudo muito igual.

Você já imaginou se no meio de uma música do Led Zeppelin entra uma voz falando “Jimmy Page, the only one, the beast, the best!” antes do solo de guitarra? Não, então. Mas, voltemos ao melhor DJ.

O caso do Thiaguinho (não sei se é o cantor de pagode), é ainda pior porque ele apenas remixa músicas feitas por outros cantores. Aliás, ele remixa inclusive músicas eletrônicas. O remix de música eletrônica permanece sendo um mistério para mim, mas enfim. Ele pega outras canções já existentes, adiciona um batidão no meio e anima a galera que está muito louca na pista tomando Ice.

Como é um show de um DJ? Se o DJ fosse substituído por um CD e um holograma dele próprio, alguém perceberia a diferença no som? Alguém vai em uma balada por conta de um DJ se não for amigo dele? Questões, muitas questões.

Comentários