Dia de Santo Antônio

Santo Antônio certamente é o santo com o trabalho mais difícil de todos. Por mais que exista um santo especialista em resolver causas impossíveis, outro que encontre objetos perdidos, além de padroeiros responsáveis por curar problemas oculares, cardíacos, respiratórios, sanguíneos e etc, Santo Antônio é o santo casamenteiro. Ele faz as pessoas casarem. Ele tem a obrigação de fazer com que pessoas se casem. De atender os pedidos mais insólitos para casamento.

Action Figure de Santo Antônio

Sua data é comemorada em todo dia 13 de junho sendo um dos três pilares fundamentais do tripé da festa junina, ao lado do líder São João, o homem que batizou Jesus Cristo, e São Pedro, o porteiro do céu, além de responsável por fazer chover ou não no feriado das pessoas. Um tanto quanto sádico.

Em vida, Antônio foi um padre português que fez carreira em Pádua, na Itália. Era um grande orador e especialista em milagres. Não é à toa que foi escolhido para arranjar casamentos, uma vez que não há milagre maior que esse.

Vejamos. O casamento é um contrato assumido perante o Estado, em alguns casos diante de Deus, de que duas pessoas irão passar a viver juntas e assumir todas as consequências necessárias por essa decisão. Os segredos para a construção de um casamento sólido é um dos temas mais explorados por revistas e portais da internet. Afinal, existiu uma época em que era mais fácil se casar com alguém (bastava ser herdeiro, ou comprar a noiva), mas isso é cada vez mais difícil.

Enquanto articulistas e pensadores discutem se a monogamia faliu e o futuro consistirá em vender conteúdo adulto no OnlyFans, pessoas ainda pedem para Santo Antônio arrumar um marido. Entre as simpatias mais populares estão:

- Colocar Santo Antônio de cabeça para baixo dentro de um copo de vidro cheio de água ou cachaça, pedir por um cônjuge e deixar o Santo se afogando até que ele realize o pedido.

- Amarrar uma fita vermelha em um sutiã por sete dias e depois colocar a fita dentro de um envelope lacrado no altar do Santo.

- Essa é ótima: encha a boca de água e dê voltas ao redor da fogueira junina. O primeiro nome que você ouvir será o da pessoa com quem você contrairá matrimônio. Deliciosamente fatalista, todo mundo devia fazer isso para instalar o caos no universo.

- Além de outras opções que quase sempre envolvem velas, rosas e enterro de estátuas.

Imaginem o coitado do Santo, mergulhado em cachaça tendo que arrumar um marido para a Cleuza de Fernandópolis. Santo Antônio querendo falar que ela deveria fazer alguma coisa melhor da sua vida, mas está lá encarregado de encontrar uma pessoa que ela talvez não conheça, fazer com que ela se cruze com Cleuza e que a pedinte reconheça o amor nesse desconhecido.

Ou a Mirtes de Montes Claros, que quer se casar com o Otávio que faz o curso de Letras. O Otávio não suporta a Mirtes e seu discurso cheio de senso comum, mas fazer o que, uma vez que o Santo Antônio está mergulhado na cachaça ele precisa toda noite conversar com Otávio nos sonhos e falar "dá uma chance, a Mirtes é legal, ela acha que a terra é plana mas tem bom coração, aquele dia que ela foi racista com a faxineira foi um equívoco, vocês vão dar super certo".

E como convencer o Brad Pitt a se casar com a Rúbia de São Gonçalo do Amarante? Aliás, como convencer o Brad Pitt a se casar com 2.819 mulheres ao mesmo tempo, sendo que ele só quer ficar em casa consumindo entorpecentes? E o coitado do Jorge do setor financeiro da Petrobrás, que vai ter que largar a sua esposa adorável, porque a Paulinha estagiária mergulhou um Figure Action de Santo Antônio num copo americano cheio de Velho Barreiro?

A vida do Santo Casamenteiro certamente não é das mais fáceis.

Comentários