Guia CH3: Como Revisar seu Carro

O carnaval está chegando e junto com ele vem um feriado de quatro dias e meio que é um convite ao desbunde. Entre os extremistas da diversão - que pretendem substituir seu próprio sangue por uma solução alcóolica, e os isolacionistas máximos - que vão passar esse tempo todo maratonando Seinfeld, há quem prefira pegar uma estrada para relaxar. Isso, é claro, se é possível obter algum relaxamento no ato de pegar uma estrada aparentemente mal conservada e dirigir até o limite da extenuação física e mental, em congestionamentos longos e burocráticos, pagando caro para abastecer o carro e comer comida ruim na beira da estrada, além do preço extorsivo do pedágio e do risco de estar constantemente sujeito a algum acidente de trânsito, com consequências obviamente fatais.

Mas, deixemos tudo isso de lado. Vamos por um segundo pensar que você esteja disposto a passar por tudo isso. Que não há nada que vá te impedir de chegar até Bertioga para o feriado. Que você está disposto a passar 12 horas no congestionamento do retorno. Que Chapada dos Guimarães é o seu destino. Um sítio ermo. Uma locação de filme de terror, não importa. Há um local para o seu carnaval que só pode ser acessado com um carro. Nesta situação, você vai precisar revisar seu carro.

Perceba que esse cidadão não tem a menor ideia do que ele está fazendo sob um carro, observando a varetinha que ele enfia no sulco dos pneus iluminada por uma lanterna minúscula

Há um percentual não definido de acidentes que poderia ser evitado caso o carro envolvido tivesse sido revisado. Se o motorista percebesse que estava com pneus carecas, ou que estava sem pastilhas de freio, ou com um chumaço de algodão preso em seu escapamento. Outros acidentes poderiam ser evitados pelo não consumo de álcool, pelo não uso de celulares enquanto se dirige e há aqueles que só poderiam ser evitados caso o motorista fosse declarado impedido de dirigir antes de pegar a estrada.

Muitas dessas revisões podem ser feitas facilmente em casa. Vamos aqui fazer um guia básico, um checklist simples para que você possa ficar preso no trânsito em segurança durante todo o carnaval.

1) Checando as luzes

Há uma lei aí que fala que é preciso andar com os faróis acesos nas estradas. Além dos faróis, há as lanternas, o pisca-pisca, a luz de ré, enfim, outros itens que precisam ser checados.

Comece entrando no seu carro. Dê partida no motor. Localize a alavanca que aciona o farol. Coloque ele no modo de luz baixa. Saia do carro e vá até a frente do carro. Verifique se as luzes estão acesas. Se não estiverem, procure uma auto-elétrica. Se estiverem funcionando, prossiga a verificação. Coloque o farol na condição normal de iluminação e repita o procedimento. Por fim, faça o mesmo com o farol alto, mas evite olhar diretamente na luz para evitar cegueira. Ligue o pisca-pisca.
Fingir que trabalha arduamente na parte de baixo do carro é uma ótima oportunidade para tirar um cochilo. Tome cuidado para não escorregar e esteja vestido com seu macacão.


Vá até a traseira do carro e confira se as luzes de lanterna estão acesas. Constate então o quão difícil será verificar solitariamente se a luz de freio e a luz de ré estão funcionando. Perceba que é impossível apertar o botão e sair correndo para verificar a traseira do automóvel. Até é possível acender o freio com um cabo de vassoura muito longo, mas tal prática e desaconselhável no caso da ré. Você precisará se submeter a humilhação de chamar outra pessoa para esta etapa. Certifique-se que ela é capaz de detectar o acendimento de luzes, ou então, que é capaz de apertar os pedais sem colocar em risco a vida de outras pessoas.

2) De olho nos pneus

Dispense seu parceiro e parta para a suspensão. Apoie as duas mãos sobre o teto do veículo e chacoalhe-o com veemência. Se escutar algum barulho estranho vá ao mecânico. Se escutar algum barulho de animal, talvez seja o caso de chamar o Corpo de Bombeiros. Se não escutar nada, faça cara de satisfação e parta para os pneus.
Aqui está um cidadão que resolveu revisar seu carro já no meio da estrada. Acontece. Por vezes a insanidade do cotidiano nos faz esquecer das coisas. Segurar o capô com a mão dá um ar de pressa e eficiência.

Agache-se se olhe o estado de conservação dos pneus. Fique em dúvida se aquele desgaste é normal ou se já é o caso de substituição. Faço o mesmo com o estepe, provavelmente localizado em um local de difícil acesso no seu automóvel. Em pé, dê um leve chutinho com a lateral do pé em cada um dos quatro pneus, tentando parecer que com isso você é capaz de sentir se eles estão murchos ou não. De toda a forma, calibre os pneus seguindo a recomendação de pressão expressa na lateral da porta do seu carro.

3) O Misterioso Motor

Então é hora de partir para o motor. Puxe a alavanca que abre a tampa, certifique-se de fazer isso com um movimento preciso para não demonstrar hesitação. Localize a trava que possibilita levantar a tampa, no menor tempo possível, porque talvez algumas pessoas o estejam observando e você não quer parecer um idiota que não tem a menor noção do que é que está fazendo.

Olhe o motor e contemple seu total desconhecimento sobre aquilo. Cuidado onde você enfia a mão para não levar um choque ou ter um dedo decepado. Confira brevemente se os locais onde devem ser despejados líquidos estão corretamente abastecidos, como o líquido de refrigeração, o do limpador de para-brisas e o óleo do motor. Olhe para aquela vareta sem ter a menor ideia se a situação está boa ou não. Aliás, o óleo é líquido?

Por trás da cara de entendido, o maluco não tem a menor ideia do que está anotando. "Caralho, é cheio de fio mesmo. Check".


Mantenha a cara de confiante e entendido enquanto simula apertar alguma coisa, como se fosse possível andar com alguma parte do motor frouxa e este seu movimento fosse o responsável por salvar vidas na estrada. Feche a tampa do motor e vá dormir tranquilo.

E lembre-se: se beber, não dirija. Se beber, não transe. Se transar, não dirija. Se dirigir, não se drogue. Se se drogar, não provoque policiais. Se provocar policiais, não transe. E assim por diante.

Comentários