As previsões para 2022

De repente as coisas mudam de lugar e quem perdeu, pode ganhar, cantava Paulo Ricardo em uma era pré-BBB. Certo que citar uma música do Olhar 43 na abertura de um texto é uma das últimas coisas que eu esperaria para a minha vida, mas acho que essa é uma boa maneira de tirar qualquer expectativa positiva para o ano que começa. Dificilmente algo em 2022 será pior do que isso.

Bem, a relação casual com o texto é que: começo de ano, hora de falar com Jorginho de Ogum em busca de algumas previsões para o ano de 2022. Geralmente eu sempre entro em contato com ele e etc. Ano passado ele me confessou que não estava mais feliz com isso, que agora pretendia ter um outro rumo profissional, atuando como coach.

Pois bem, eis que esse ano mal havia começado e eu ainda estava comendo um chocotone seco no café da manhã, quando meu telefone tocou e o visor apontou que o ex-pai-de-santo estava do outro lado da linha (no mundo dos telefones sem fio essa expressão não faz o menor sentido. Deveríamos começar a afirmar que a pessoa estava do outro lado do sinal de satélite?).

Após as breves e protocolares saudações de ano novo, Jorginho começou a falar comigo que, na opinião dele, esse não era um ano de previsões, uma vez que só uma coisa interessa para o ano vindouro: que sejam os últimos 365 dias com Bolsonaro na Presidência da República.

Comentei com ele que concordava, que de fato, era só isso que interessava. Jorginho então começou a discorrer que é preciso deixar algumas discordâncias de lado e nos unirmos para evitar o mal supremo, que seria uma reeleição. Lula, Ciro Gomes, Palhaço Bozo, qualquer opção é melhor.

Teremos que ser fortes, me disse Jorginho, porque está claro que o homem vai atrapalhar o processo democrático. Vai tentar descredibilizar as urnas eletrônicas, as pesquisas eleitorais e os próprios resultados. Não vai hesitar em ameaçar um golpe de estado e provavelmente vai insuflar seus loucos apoiadores a começarem uma guerra civil. Mas que isso não importa. É preciso derrotar o mal, em todas as vias possíveis.

Essas são as previsões, os desejos, os votos e expectativas para 2022.


Comentários