As previsões para 2020


Quem ainda acompanha o CH3 deve ter percebido que eu tenho tido cada vez menos contato com Pai Jorginho de Ogum. Não por alguma razão que não seja aquela que faz com que nós cada vez tenhamos menos contato com as pessoas; as atribulações do cotidiano, associadas à existência do WhatsApp, que mantém qualquer cidadão um à uma distância segura, facilitam nosso isolamento diário. Se vemos cada vez menos as pessoas que gostamos, o que diremos sobre aqueles que não são apenas conhecidos, mas que não chegam a ser amigos, mas sobre os quais temos uma série de reservas sobre o seu comportamento, como, por exemplo, alta tendência ao charlatanismo e exploração sexual, ainda mais nesse mundo pós MeToo?

No entanto, é uma tradição e um dever deste blog registrar as previsões do nosso pai-de-santo para o ano vindouro. Nos últimos anos, Jorginho tem registrado uma taxa de acertos surpreendentes, como a eleição presidencial de 2018 e a última Copa do Mundo. Mais do que isso, Jorginho tem se tornado um especialista em prever o fracasso na vida das pessoas, o que tem rendido altos lucros para o babalorixá, cada vez mais requisitado pela alta sociedade.

O dinheiro que tem entrado na conta corrente do nosso amigo é visível na aparência do seu negócio. Sua casa, sempre decrépita, ganhou uma nova faixada de alvenaria pintada de branco, com um letreiro de lona. Sua cabana de previsões segue com os tijolos expostos, mas agora tem um ventilador que levanta um pouco de poeira no chão de terra batida.

Jorginho está diferente. Vinte quilos mais magro, ele tem aquela aparência das pessoas que ainda estão gordas, mas cujo sangue parece correr melhor nas veias, o suor parece escorrer em menor quantidade pelas têmporas, a pele não parece tão sebosa e as roupas se ajustam melhor no corpo, sem aquele cinto contendo uma barriga que parece gritar por liberdade.

Fui recebido pelo Pai de Santo na sua renovada casa, que descobri que não é mais a sua casa. Com os lucros obtidos nos últimos tempos, Jorginho de mudou para um condomínio fechado, levando mulher e filha. Sua antiga casa foi transformada em escritório administrativo do seu empreendimento. Ele consertou o banheiro de Marcão, que trabalha como segurança noturno do local. O senhor dos mistérios utilizava camisa social azul clara e calça branca, mas já tinha pendurado em uma arara uma veste cheia de bordados em chita e um chapéu excêntrico. “Faz parte do figurino”, ele me explicou. “Ninguém vai acreditar nas previsões de um vidente que não se veste a caráter”.

O mesmo vale para sua cabana de previsões. “Pensei em colocar um revestimento de tijolinho e um piso de porcelanato, mas as pessoas que me procuram pagam pela experiência”, ele disse. “Elas querem ver aqui, sentirem medo do local, sentirem que estão desafiando algo místico. Para isso o Marcão sempre fica bêbado do lado de fora e o Cão Leproso fica sempre dormindo atrás de mim. Isso garante a satisfação do cliente, que passa a achar que realmente viveu algo diferente".

Como última novidade do dia, descobri que a Casa de Diversão Noturna Carnicentas havia fechado. “Agora as meninas trabalham durante o dia fazendo costura, bordados, artesanato e reciclando garrafas pets”, me explicou. “É um reposicionamento de marca. Ninguém quer contratar um cara que exercer atividades nem um pouco admiradas pela sociedade. Agora, nós somos Carbono Free e contribuímos para o meio ambiente e geração de renda de pequenas comunidade carentes”. Diante da sua fala perguntei “tu andou fazendo coach, né seu filho da puta”. Ele apenas riu.

Passamos então para aquilo que sempre nos interessa. Os fatos marcantes que irão acontecer no ano que acabou de começar (sim, estas previsões estão saindo cada vez mais tarde, mas ainda saem), os spoilers e tudo mais. Já vestido com sua roupa, Jorginho fez sua tradicional mise-en-scène, e começou a detalhar como será o ano de 2020.

Política: continuaremos sendo surpreendidos
Jorginho de Ogum afirma que, ao contrário do que parte das pessoas pensa, a Extrema Direita continuará se dando bem nas eleições, conseguindo resultados aparentemente surpreendentes em vários países. Ele garante que Donald Trump será reeleito presidente dos Estados Unidos.

Futebol: Flamengo terminará ano invicto e Jesus será canonizado
Depois de me mostrar a tatuagem em tamanho real do rosto de Jorge Jesus que ele fez nas costas, Jorginho garantiu que o Flamengo conquistará todos os títulos que disputar esse ano, incluindo um convite inédito para participar da Champions League. A seleção brasileira vai ficar de fora das Olimpíadas. Na competição esportiva aliás, uma previsão enfática: o Brasil vai ganhar seis ouros, quatro pratas e sete bronzes. Bem, ele acabou saindo do futebol, mas quando entra em transe ninguém segura o nosso pai-de-santo.

Fernando de Noronha: estigma sobre o local permanecerá
A paradisíaca ilha brasileira era o principal destino das celebridades nacionais até que uma fonte anônima apontou o local como ponto de encontro de pessoas interessadas na prática de sexo grupal. Após um réveillon concorrido no final de 2018, a Praia do Sancho permaneceu praticamente inabitada no atual verão, sendo abandonada até mesmo por Bruno Gagliasso e outros adeptos do noronhe-se. De acordo com Jorginho, Noronha continuará em baixa em 2020, devido ao medo dos turistas de se depararem com cenas inadequadas para menores de idade, ou eventualmente serem tragados para dentro de uma suruba com subcelebridades (subsuruba? surubcelebridades?). No entanto, não há para onde fugir. Trancoso, o point da última virada em breve será apontado como meeting point de surubeiros e o bacanal de Trancoso voltará a abalar o status quo do entretenimento nacional.

Vida amorosa de pessoas alheias: quem se interessa?
Um casal famoso perderá uma criança. Casal de muitos anos vai se separar. Velhos amigos irão se casar. E depois se separar. E perder uma criança. E achá-la. Mais um bebê real estará a caminho.

Dólar: haja coração
A moeda norte-americana atingirá picos nunca antes alcançados, o que aliado a tensão no oriente médio fará o preço do petróleo ficar pela hora da morte. A economia não vai avançar no ritmo esperado, mas os especialistas garantirão que tudo vai melhorar quando a eutanásia de aposentados for aprovada no congresso.

Guerra Mundial: nunca mais vai acontecer
Os países podem até brigar, mas quem realmente acha que um monte de gente vai se matar pela pátria em pleno 2020? As pessoas se matam por muito menos, sem nem precisar sair de casa.

Jorginho de Ogum apressou o fim do encontro porque já tinha uma fila de pessoas esperando por seus conselhos pessoais do lado de fora. “Eu falo que estou vendo que vai dar tudo errado na vida dela e digo o que ela pode fazer para melhorar. Se der certo ela me agradece. Se der errado ela vai se culpar e ver que eu estava certo. Sempre funciona”.

Comentários