Sinais de que as coisas não iam bem

“O Maior Brasileiro de Todos os Tempos” foi mais um dessas curiosas experiências do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Esta mistura de reality show com documentário foi levada ao ar pela emissora do Sílvio Santos no segundo semestre de 2012, monopolizando o ainda ingênuo debate das redes sociais brasileiras. A atração entrou para a história por um único motivo:

Sim, o zagueiro Anderson Vital da Silva, o vulgo Dedé, então com 24 anos e principal jogador do Vasco da Gama foi escolhido o 63º maior brasileiro de todos os tempos. Sim, se esta posição já seria discutida caso a lista abordasse apenas jogadores de futebol, o que falar de um ranking que leva em consideração todo e qualquer indivíduo que tenha nascido no Brasil desde 1500? Entre cientistas, pensadores, mesmo jogadores de futebol (Dedé ficou a frente de Ronaldinho Gaúcho, Romário, Sócrates e Garrincha), Dedé do Vasco ocupa a 63ª posição.

Por mais que tenha virado meme na época e o fato seja lembrado até hoje em qualquer feito futebolístico de Dedé, sua posição não é nem de longe a coisa mais absurda dessa lista. Se analisado hoje, seis anos depois, podemos perceber que “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos” já mostrava que havia alguma coisa errada ou com a própria história do Brasil ou com as escolhas brasileiras por meio do voto popular.

A lista é um apanhado de celebridades momentâneas e líderes religiosos, entremeados por algum esportista e/ou político. São nada mais, nada menos, que 13 figuras religiosas na lista dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos, incluindo a cantora gospel Ana Paula Valadão na 97ª posição e todos os pastores com programas comprados nas grades noturnas dos canais de televisão. É um pouco triste viver em um país que tem Valdomiro Santiago cinco posições a frente de Machado de Assis. Em que Silas Malafaia superou Dom Pedro II e Betinho. Afinal, o que é organizar o Natal sem fome ou ser imperador por 90 anos perante a oportunidade de desfilar opiniões preconceituosas, distribuir ódio e disseminar desinformação na televisão e na internet?

(Apenas como efeito de comparação, o programa nacional foi baseado na versão britânica, levada ao ar em 2002 pela BBC. Por lá havia apenas um pastor e foram priorizados figuras políticas fundamentais e cientistas, entremeado por uma ou outra figura midiática).

As 100 personalidades foram escolhidas pela internet e apresentadas em ordem regressiva. Depois de vermos Cláudia Leitte e Lampião duelando pela 74ª posição, Duque de Caxias ficar abaixo de Jonas Abib (?) e Ulysses Guimarães ficar uma posição abaixo de Dedé do Vasco e uma acima do Reynaldo Gianecchini (ser o pai da Constituição não é nada diante da interpretação do inesquecível Edu em Laços de Família), enfim, depois de tudo isso fomos agraciados com a descoberta de que Gugu Liberatto é o 49º maior brasileiro de todos os tempos.

Eu pergunto a você como é assistir a um episódio do Táxi do Gugu no Youtube e saber que aquele trabalho de caracterização foi desenvolvido pelo 49º maior brasileiro de todos os tempos? E como não pensar que essa é uma tremenda injustiça, que o cara que criou a Banheira do Gugu, o Sabadão Sertanejo, a dupla ET & Rodolfo, e enfim, que esse cara ficou logo atrás do Tiririca. Sim, o eterno autor de Florentina, o palhaço-deputado ou vice-versa que se transformou na mais longa piada política do país é o 48º maior brasileiro de todos os tempos.

Mas se você já perdeu toda a fé no seu coração, trate de guardar um pouquinho dela, apenas para perdê-la de vez ao saber que o 39º maior brasileiro de todos os tempos é o RODRIGO FARO. Uma posição atrás do Didi Mocó, uma na frente da Xuxa e duas a frente do Machado de Assis. RODRIGO FUCKING FARO está entre os 40 maiores brasileiros de todos os tempos. Entre o bilhão de pessoas que já nasceu nesse país-tropical-abandonado-por-deus-e-fodido-por-natureza, RODRIGO FARO é o 39º mais importante. Uma prova de como a Record é um mundo paralelo, enquanto nós acreditamos que a pessoa morreu ao ir para a Record, ela está lá construindo seu caminho para entrar no Livro de Prata de Heróis da Pátria.

Eike Baptista ficou na 21ª posição e se isso não significa que estamos muito fodidos - seja pela fato de que Eike Baptista realmente ser o 21º maior brasileiro de todos os tempos, ou pelo fato de que as pessoas escolheram o senhor X para ficar nessa posição - eu, sinceramente, não sei o que poderia ser pior. Neymar, então com 20 anos, foi o 20º colocado. Dercy Gonçalves ficou atrás só de 15 filhos da puta na lista, sendo um deles o Edir Macedo, que foi o 13º colocado.

Depois disso tudo, seguindo a boa tradição brasileira de misturar pontos corridos com mata-mata, 12 brasileiros foram escolhidos para a fase final. Saibam então, que estes são as maiores figuras da história do país: Ayrton Senna, Chico Xavier, Fernando Henrique Cardoso, Getúlio Vargas, Irmã Dulce, Juscelino Kubitschek, Lula, Oscar Niemeyer, Pelé, Princesa Isabel, Santos Dumont e Tiradentes.

Chico Xavier venceu Irmã Dulce, Ayrton Senna venceu Lula, Santos Dumont venceu Tiradentes, Juscelino venceu Pelé, Princesa Isabel venceu FHC e Getúlio venceu Niemeyer. Na fase seguinte Chico Xavier patrolou Senna, Santos Dumont superou Juscelino e Princesa Isabel derrotou Getúlio.

Na final, Chico Xavier ganhou o run of 3 com facilidade (seu único duelo complicado foi contra Irmã Dulce) e se transformou no maior brasileiro de todos os tempos, confirmando nosso apreço por figuras religiosas e a estranha relação que o Brasil tem com o espiritismo, tão massacrado por setores da sociedade, mas presente como pano de fundo de uma a cada cinco novelas das 18h.

O Maior Brasileiro de Todos os Tempos teve sua exibição encerrada em outubro de 2012, 8 meses antes das jornadas de junho de 2013. De alguma forma, dá pra dizer que ele tinha previsto o fim do Brasil.

Comentários