Uma solução simples para Neymar

Uma certeza da vida contemporânea é que diariamente iremos encontrar alguma discussão envolvendo o nome de Neymar. O brasileiro de 26 anos é um trending topic ambulante, uma discussão interminável, um chafariz de exposição pública, um catalisador de opiniões. Certamente o menino Ney é o ser vivo atual que mais provoca mal-estar na população terrestre. A razão para este desconforto é simples: temos uma grande dificuldade em aceitar que um ótimo profissional pode ser um ser humano execrável.

Neymar, como é de se imaginar, gosta de chamar os holofotes para si. Ele não é um pobre coitado, que mesmo fazendo omeletes trancado na cozinha, se torna vítima da exposição incessante. Neymar exemplifica bem a geração atual que expõe seu cotidiano de maneira ostensiva nas redes sociais. Não pode culpar a mídia por divulgar nada, está tudo lá no Stories do Instagram. Quem segue o jogador brasileiro sabe tudo de sua rotina com os parças, dos jogos de pôquer, de videogame, dos jantares, do grupo Diretoria.

A exposição gera interesse, o interesse gera mais exposição e não apenas isso, mas também propagandas, dinheiro, receitas, contratos, críticas, perseguição, difamação, os prós e contras da vida conectada 24/7.
Algumas quedas a menos que o Neymar

O camisa 10 da seleção deixou a Copa com a imagem completamente desgastada, virou símbolo mundial de desonestidade e uma chacota planetária. Caiu nove vezes contra a Suíça, foi tão irritante no jogo contra a Costa Rica que o juiz poderia não só o ter expulsado, mas também ter dados uns tapas em sua cara, fez cosplay de pião do Baú contra a Sérvia e, contra o México, no dia em que ele fez sua grande atuação na Copa, o futebol ficou em segundo plano depois de ele ter levado um pisão no tornozelo - que deveria ter expulsado o agressor Layún - mas ao qual Neymar reagiu como se estivessem tentando arrancar seu coração ainda pulsando de seu peito. Não jogou nada contra a Bélgica e acabou.

Toda a cena dramática contra o México ajudou a amplificar sua imagem de desonesto e Neymar virou sinônimo de mau-caratismo, quedas no chão, da palavra cair, da trapaça.

E o pior, é que o cidadão não parece se arrepender de nada. Vive encastelado, cercado por um bando de puxa-sacos que vivem dizendo que ele está certo, que as pessoas tem inveja. Conta com o apoio de uma rede Tiago Leifert de proteção para justificar que ele é a porra de um menino de 26 anos, imaturo, que apenas tenta fazer o seu melhor, que tentam construir a narrativa do drama e da superação de alguém que apanha muito para chegar onde chegou.

Toda essa dissonância interna, provocada pela dificuldade de aceitar que uma pessoa que exerce bem uma função é desprovida de caráter, gera análises equivocadas. Há quem tente dizer que esse mau-caráter não joga nada, e quem tente justificar que o craque é um ótimo menino, mas para mim parece claro que médico e monstro convivem dentro de Neymar.

Durante a Copa, ele usou as redes sociais para dizer que ninguém sabe o que ele passou - velho argumento de quem fez merda - e fora isso não se manifestou nenhuma vez sobre o fato de a marca Neymar ter caído em descrédito. Isso até o intervalo do último Fantástico, quando o jogador apareceu fazendo um discurso de desculpas, constrangedor com frases do nível “eu não sei me frustrar, eu não aprendi a decepcionar vocês”. Tudo isso para uma propaganda da Gillette.

Aí chegamos ao máximo. Que tipo de pessoa, envolvida em uma crise dessas, vende sua imagem para um pedido de desculpas? Como é que alguém pode torcer para esta infâmia ambulante ter sucesso na vida? Ou como torcer contra um cara que marcou gol em 14 das 15 finais que ganhou não ser um cidadão exemplar? Essa dissonância acaba com o mundo.

Me perdi em tantas digressões que já ia me esquecendo da solução simples para o Neymar que dá título a esse texto.

Parar de jogar futebol.

Ao que tudo indica, o futebol provoca muito sofrimento em Neymar. Ele só queria ser feliz com os seus parças e acho que já ganhou muito dinheiro, não precisa mais ficar sofrendo com isso. Vai pra casa Neymar. Vai ficar fazendo Stories o dia inteiro, administrando sua fortuna, ostentando tudo o que seu talento te proporcionou. Se você parar de jogar futebol, acredito que você vai ser mais feliz.
Poderia ser o final de Avenida Brasil

E também vais nos libertar, o resto da humanidade, para te odiar sem piedade por deixar de ser um babaca talentoso para virar apenas um babaca.

Comentários