Profissões do futuro: gestor de WhatsApp

É bem provável que sua primeira atividade diária seja conferir o WhatsApp. Entre mensagens aleatórias de bom dia e discussões infrutíferas em diversos grupos, surge ali alguma coisa importante, uma proposta de emprego ou de sexo, alguma solicitação (de emprego ou de sexo) importante, que você talvez não perceba porque a mensagem ficou perdida em um mar de desinformação.

Ao longo do dia você se verá nessa situação diversas vezes. Na hora do almoço, na hora do café, quando chega em casa, dá aquela olhada na tela do celular e são 296 mensagens não lidas. São mensagens do grupo da sua família, do grupo expandido da família, da família do seu cônjuge, o grupo da academia, o grupo do condomínio, o grupo do trabalho, o grupo do seu setor do trabalho, o grupo da faculdade, o grupo do colégio, o grupo dos colegas de profissão, outro grupo dos colegas de profissão, o grupo dos amigos, o grupo dos amigos sem dois amigos que não são tão amigos assim, o outro grupo de amigos, o grupo só com três desses amigos para falar mal de todos os outros amigos, o grupo de cinco pessoas do seu trabalho formado para discutir um projeto profissional, mas que hoje virou uma máquina de spam da qual ninguém tem coragem de sair e, enfim, no meio disso tudo haverá ali um corretor de imóveis, um vendedor da Net, uma promoção da Chili Beans, pessoas que acham que você se chama Maria Cristina, mora em Comodoro e participa de um retiro espiritual, e, no meio disso tudo, havia duas mensagens importantes: seu pai te convidando para almoçar e seu chefe pedindo uma cópia daquele PDF. Você só verá essas mensagens três horas depois, quando seu pai já tiver almoçado sozinho e amargurado, e quando o Coutinho da baia 6 já tiver repassado a cópia do arquivo para o seu chefe, se colocando à sua frente na corrida pela promoção salarial.

Nos grupos supracitados, a situação é ainda pior. No meio de gemidões do zap, vídeos de pessoas tendo experiências de quase morte, alertas de assalto nas proximidades, orações quilométricas, informações que a Globo não mostra, áudios de nordestinos dos quais nos rimos por preconceito linguístico, mensagens de bom dia, imagens de pombas com mensagens positivas, imagens de pôr-do-sol com mensagens positivas, imagens de Jesus te abençoando, imagens da lua refletida no mar te desejando sorte, imagens com pirocas aleatórias nos mais diversos contextos, e risadas, agradecimentos, comentários desnecessários, enfim, no meio desses grupos pode ser que haja alguma informação importante. Um aviso de curso gratuito, uma boa notícia, alguma notícia que realmente era de relevância pública, mas que estava perdida no caos de bom dia e pirocas que é o WhatsApp.

Com tantas inutilidades que recebemos todos os dias, nós já perdemos a fé de que é possível encontrar alguma coisa importante nesses grupos. Mais do que isso, em nosso cotidiano atribulado, já perdemos a capacidade de gerir essas informações e filtrar aquilo que realmente importa. Por isso, o mundo atual pede o surgimento de um novo tipo de profissional: o gestor de WhatsApp.

Alguém que teria acesso a todas as mensagens que você recebe no aplicativo, leria TODAS elas e analisaria o que realmente importa. Bateria o olho no grupo e veria que é tudo besteira. Resolveria situações simples, dando parabéns para semidesconhecidos que fazem aniversário. Mas, o mais importante, iria te acionar quando você realmente precisasse entrar em ação. Exemplos:

- Seu chefe acabou de mandar uma mensagem marcando uma reunião às 14h.
- Seu chefe perguntou se você já resolveu o problema com os fornecedores.
- A Valéria perguntou se você tem compromisso depois do expediente.
- Se você não se pronunciar no grupo de trabalho, podem acabar culpando o seu setor por uma falha.
- Estão falando mal da sua empresa no grupo de colegas de profissão.
- Seu amigo está convidando todo mundo para jantar na casa dele hoje.
- Sua irmã está grávida.
- Seu vizinho bateu o carro e está na UTI. (Isso impediria que de noite você encontrasse o filho do vizinho e contasse uma piada qualquer que poderia fazer com que ele chorasse).

Mais do que isso: o profissional já mandaria um pequeno relatório todo dia de manhã, informando o que ocorreu enquanto você dormia:
- Nada de importante, só mensagem de bom dia.
- Seu primo foi preso na blitz da lei-seca.
- Prenderam o Coutinho da baia 6 por violência doméstica.

Há, claro, toda a questão do sigilo, mas o gestor de WhatsApp teria um rigoroso código de ética e de conduta, similar ao dos intérpretes, ou dos médicos, podendo perder sua licença profissional no caso de vazamento de informações. O gestor seria responsável por atender vários clientes, o que pode parecer difícil, mas se tem gente que cuida de centenas de fakes para defender político, isso não é impossível.

Um bom gestor de WhatsApp poderia ganhar a uns R$ 5 mil mensais. Pode parecer um futuro remoto e intangível, mas acredito que em breve será a realidade.

*Nota: O nome desse texto não faz nenhuma referência ao ex-prefeito de São Paulo e pré-candidato ao Governo, João Dória, considerado por muitos um gestor que funciona apenas no WhatsApp.
*Nota 2: Com essa informação, não queremos dizer que Dória não tem capacidade de atuar na função sugerida no texto.

Comentários