Análise Tática: Brasil 2x0 México

Aqui nós estamos outra vez: analisando taticamente uma partida de oitavas de final da seleção brasileira de futebol em Copa do Mundo. Tradição essa iniciada em 2006, continuada em 2010 e mantida em 2014. A cada quatro anos, vocês podem ter essa certeza: haverá Copa e uma análise tática do jogo do Brasil nas oitavas de final por aqui. Vamos a ela.

Começo do jogo

O México tem sido um adversário complicado para o Brasil desde 1999. As razões para estas dificuldades são simples. A partir daquele ano, chegaram à seleção brasileira os jogadores que cresceram assistindo Chaves. Dessa forma, o brasileiro tem uma imagem muito simpática dos mexicanos e não acredita que eles sejam capazes de jogar futebol. Seria o caso do Brasil contra-atacar e enviar Os Trapalhões para o México.

Enquanto o Brasil se deliciava com os bordões da turma do seu Bolaños, os mexicanos praticavam uma marcação enlouquecida e apostavam na velocidade para cima dos laterais brasileiros. A situação melhorou a partir dos 25 minutos do primeiro tempo, quando a comissão técnica divulgou imagens do boneco do Fágner Virtual para os mexicanos, que passaram a atacar menos.

A partir de então o Brasil passou a controlar o jogo.

Primeiro Gol

O Brasil já estava melhor em campo, quando chegou ao primeiro gol.

Confira que o atleta Neymar começou a correr lateralmente, confundindo os atletas mexicanos que o acompanharam rumo a linha lateral e deixaram William livre. O camisa 19 brasileiro invadiu a área e cruzou para Gabriel Jesus, que perdeu o gol. Atento aos erros do companheiro, o próprio Neymar acabou por fazer o gol. Enquanto isso, o goleiro Alisson continuava em sua área, conquistando corações.

Destaque para a inteligência do técnico Tite. Após passar 3 jogos e meio sem fazer nada em campo, Tite ordenou que William passasse a jogar futebol. Quando Neymar passou a bola para William, os mexicanos não se importaram acreditando que ele erraria a jogada, mas ele acertou. Resta saber se a mesma tática será utilizado com o atleta Gabriel Jesus na partida das quartas-de-final contra a Bélgica.

No Detalhe

Observe que brasileiros e mexicanos aproveitaram o lance do primeiro gol para praticar um Flash Mob. Isso mostra que futebol e diversão podem caminhar juntos.

Domínio Brasileiro
Completamente transtornados, os mexicanos passaram a errar todas as jogadas que tentavam, o que é uma tradição do futebol local. Sem encontrar uma saída dentro de campo, apelaram para fatores extra-campo, como podemos observar na imagem.

Neymar foi claramente vítima de um ritual de magia negra dos mexicanos, que tentaram roubar a sua alma e fazer com que o brasileiro fosse possuído pelo espírito da ragatanga. Felizmente a comissão técnica brasileira agiu rápida e Neymar passa bem.

Segundo gol
Neymar avançou e encontrou Roberto Firmino livre. O centroavante brasileiro sempre joga livre, uma vez que os adversários mantém certa distância para não serem cegados por seu sorriso.


E é isso. Em 2022 estaremos de volta. Se o mundo ainda existir.

Comentários