Certezas Mortais

Há aquela máxima das aulas de ciências que dizia que todo ser “nasce, cresce, se reproduz e morre”. É uma bela maneira de nortear a vida com determinismo: é isso aí mesmo, não há o que você possa fazer, resta aceitar o que o destino te reserva.

Recentemente, alguns especialistas defendem que esta afirmação seja mudada para “Todo ser nasce, cresce, estudo para passar em concurso público, se reproduz e morre”, o que aumenta o determinismo da vida, mas, mesmo assim, eu acredito que essa frase esteja incorreta.
Ainda essa opção: o ser nasce, engorda, caga e dorme.

Porque, veja bem, a única certeza de todo esse organograma é a morte. Alguns seres morrem antes de nascer. Não é todo mundo que cresce e também resta a possibilidade de morrer antes de crescer. Assim como há a chance de morrer antes de se reproduzir e no mundo atual existem cada vez mais seres que morrem se se reproduzir e – mais incrível ainda – quem decida não estudar para passar em um concurso público.

Podem perceber, portanto, que a única certeza da vida é a morte. Ou, quase isso. Existem outras coisas que também certamente vão ocorrer na sua vida e não há nada que você possa fazer para impedir suas ocorrências.

A partir do momento em que você decide ter uma mesa de centro na sua casa, você adquiri a certeza de que baterá com a canela nela. Quando você sai de casa dirigindo o seu carro, atrasado para um compromisso, certamente pegará todos os semáforos amarelando em seu caminho, criando aquela dúvida entre uma passagem no limite da segurança ou da contravenção.

Tudo bem, estes incidentes podem ser considerados integrantes da Lei de Murphy, aquela que diz que se algo pode dar errado, certamente, vai dar errado. Seria a vida uma enorme de Lei de Murphy? Afinal, o que pode dar mais errado do que morrer?

Enfim, questionamentos existenciais a parte, a vida sempre terá outra certeza: A Semana CH3.

Ela sempre vai acontecer. Pelo 11º ano consecutivo, comemorando o 12º aniversário do blog, ela vai acontecer.

Mesmo quando o autor do blog se esquecer disso e se lembrar apenas no dia anterior e pensar “caralho, e agora, estou assistindo todos os jogos da Copa e ainda preciso arrumar um tempo para fazer 7 posts em sete dias consecutivos e me esqueci completamente de um assunto que eu estava preparando especialmente para essa semana e agora não tenho mais tempo de finalizar o processo”.

Mesmo assim.

Mesmo nesses dias.

A Semana CH3 não falha.

Eis uma certeza mortal.

Comentários