As frases dos ônibus da Copa 2018

Quase ninguém percebeu – afinal, presenciávamos o início do apocalipse brasileiro, mas a FIFA divulgou as frases que estarão estampadas nos ônibus das seleções que disputarão a Copa do Mundo da Rússia a partir da semana que vem. Como já é uma tradição do CH3, iremos analisar essas frases que parecem tão desimportantes, mas que têm enorme divulgação durante as longas transmissões do deslocamento dos veículos entre hotéis e estádios.

Essa é a quarta vez que a FIFA toma essa iniciativa em parceria com um patrocinador. O que me surpreendeu é que até hoje nenhum país repetiu a mesma frase utilizada na competição interior, sendo que eles poderiam fazer isso e ninguém iria perceber. Quem mais chegou perto do autoplágio foi Portugal. Em 2014 eles desfilaram pelas ruas brasileiras afirmando que “O passado é história, o futuro é a vitória”. Agora, passearão pelo Kremlin afirmando que “o passado é glória, o presente é história”. Ou seja, o passado deixou de ser história para virar a glória, enquanto que a história deixou de ser passado para virar o presente.

Um grande número de países opta por frases que remetem a superlotação dos coletivos, o que talvez seja uma ótima maneira de fazer com que o povo se sinta parte daquilo. Afinal, o que provoca um sentimento maior de pertencer a alguma coisa do que um ônibus lotado?
Aqui viajam 200 milhões de brasileiros

É o caso do Brasil que vai de “Mais que 5 estrelas, 200 milhões de corações”. Colômbia com “Aqui vão um sonho, 3 cores e 50 milhões de corações”, Peru “Estamos de volta! Aqui viajam mais de 30 milhões de peruanos” e Irã “80 milhões de pessoas, uma nação, um coração batendo”. O ônibus lotado é uma presença real na vida dos países subdesenvolvidos.

Não é o caso da Suécia, que prefere passar a imagem de união com um simplório “Juntos pela Suécia”. Seus vizinhos escandinavos da Dinamarca optaram pela mesma saída com “Juntos nós faremos história” – se a história será boa ou ruim, não sabemos, assim como Alemanha “Vamos escrever juntos a nossa história” e Espanha “Juntos somos invencíveis”, uma tremenda ironia nesse momento político-social espanhol.

Outro mote muito utilizado é do sonho. Caso dos argentinos que estão “Unidos por um sonho”, dos croatas “Pequeno país, grande sonho”, islandeses “Vamos fazer nosso sonho virar realidade” e sérvios “Um time, um sonho – Sérvia”.

Polska Mam nadzieję, że nasi gracze wykonają świetną
 robotę na zewnętrznych trawnikach
A Arábia Saudita resolveu inovar com um “Cavaleiros do Deserto”, que poderia ser o nome de um mangá, grupo de forró ou música do Iron Maiden. Já os poloneses, por outro lado, se mostraram completamente abandonados pelos deuses da criatividade atacando com um simplório “Vai, Polônia!”. Sim, só isso. Certo que o polonês é um idioma muito prolixo e essa frase traduzida para a língua do papa João Paulo II deve ocupar a lateral inteira de um ônibus biarticulado.

Os poloneses conseguiram superar os suíços, tradicionalmente o povo menos criativo. Em versões anteriores eles usaram “É a hora da Suíça”, “Vamos Suíça!” e “Estação Final: 13/07/2014 – Maracanã”. Dessa vez eles se esforçaram na ruindade com “Quatro idiomas, uma nação”, mas foram superados pelos poloneses.

Quem também prima pela incrível falta de criatividade são os japoneses. Em todas as edições, seus veículos levaram referências aos samurais. “Lutando agora, Samurais Azuis” diz a versão 2018. Caralho, esses caras fazem robôs, passam no vestibular de medicina da USP com 11 anos mas não criam uma frase sem samurai? Seus inimigos sul-coreanos, pelo menos, resolveram demonstrar ambição soltando “Tigres da Ásia, conquistem o mundo”, o que, dado a categoria do futebol local, só pode ser uma ameaça de guerra.

A Austrália com “Seja bravo, seja corajoso, Socceroos em verde e ouro”, a França com “Nossa força, nossa paixão! Vamos Le Bleus” e Marrocos com “Leões Atlas, orgulho do Marrocos” chamam a atenção por serem  desinteressantes.

Já Bélgica com “Diabos vermelhos em uma missão”, Costa Rica com “Não existe impossível quando todo um país joga”, Rússia com “Jogue com o coração aberto” e Senegal com “Impossível não é senegalês” apelam para slogans marqueteiros de qualidade duvidosa. Nesse quesito, se destaca o México com “Feito no México, feito para a vitória”, o que pode fazer com que as pessoas acreditem que os veículos foram fabricados em solo mexicano.

El sol brilla por mi
Já a Nigéria com “Asas do Orgulho Africano” e o Uruguai com “Brilha o sol na Rússia e o céu é todo azul” se destacam pela poesia. A frase uruguaia passa uma imagem de esperança bonita até.

Agora, para finalizar, alguns destaques para o bem e para o mal.

“Quando você diz Faraós, o mundo todo se levanta e ouve”. Essa é a frase do Egito, uma afirmação um tanto quanto duvidosa, que parece incompleta e que não cumpre sua intenção de intimidar. As pessoas se levantam e escutam e fazem o que? Os faraós morreram há muito tempo e estão todos mumificados. Enfrentar um time de múmias não é exatamente a coisa mais animadora do mundo.

O Panamá fez um belo cartão de visitas com um singelo “A força de dois mares”. Afinal, o que é o Panamá senão um canal comercial que teve um país construído em volta?

A Tunísia escolheu uma frase curiosa: “Rússia, aqui vão de mãos dadas jogadores e torcedores”. Eles poderiam estar simplesmente na categoria dos ônibus lotados, mas os tunisianos tem uma informação adicional que é o fato de todos estarem de mãos dadas, além de avisarem essa situação para a Rússia. O que eles querem? Que porra é essa de todo mundo de mãos dadas dentro do ônibus? É uma corrente de masturbação? Que frase de merda.

Por fim, a grande frase dessa copa da Inglaterra. “Nos leve vitoriosos”, diz o ônibus britânico. Se essa frase significar um pedido, os jogadores locais poderão estar em péssima situação. Devido ao longo histórico de derrotas deles, o motorista pode simplesmente se recusar a carregar os britânicos pelas Tundras e Taigas e os jogadores precisarão pegar um Uber.

Curiosidade: Os campeões da era das frases do ônibus não compartilhavam nem uma única palavra em comum. Ou seja, nada faz sentido.

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