A beleza do Latim

O Brasão do nosso glorioso Estado de Mato Grosso ostenta um ramo de folhas, uma águia dourada, um escudo com um braço de armadura segurando um machado adornado por uma cruz vermelha e o seu lema em latim “Virtute Plusquam Auro”. Se você tentou traduzir a frase para o português com base nas semelhanças linguísticas, saiba que o resultado não é muito diferente do que você imaginou: “Pela virtude mais do que pelo ouro”, diz o proto-slogan mato-grossense.


Brasões dos mais diversos países, estados e cidades, se utilizam de lemas em latim. A razão não é nenhuma outra que não o fato de que toda e qualquer frase em latim pareça épica. Quando traduzidas, elas se assemelham a um conselho do mestre Yoda. Mas no original, certamente você estaria disposto a morrer por essa frase que parece saída diretamente da boca de um papa, ou de um imperador romano que conduziu seu povo à glória.

Todos se lembram da mais marcante frase brasileira dos últimos anos, aquela proferia pelo ET Bilu, quando flagrado em um matagal disperso desses nosso país continental. “Apenas Busquem Conhecimento”, nos disse o alienígena amiguinho. Pois bem, no latim, essa frase seria “Tantum Quaerere Cognitionis”. Não sei vocês, mas eu sou a favor de que coloquem esse tanto qualquer coisa aí no brasil da república.

Vamos agora pensar na frase da grande filósofa Valeska Popozuda: “Desejo a todas inimigas vida longa”. Em latim, ela seria “Vtinam omnes inimicos multos”. Repita essa frase em voz alta. Faça isso em frente a um espelho. Utilize drogas alucinógenas e refaça o procedimento. Perceba que essa frase parece saída da boca de um anjo, uma mensagem de luz para a humanidade.

Mesmo as grandes frases que nos envergonharam nos últimos anos adquirem contornos épicos quando traduzidas para o latim. “Magno Consensu Nationum”. Lindo, não? Adicione ainda um “In suprema, ex toto”. Caralho, você seria capaz de morrer por um país com esse lema talhado por Romero Jucá em uma conversa pouco republicana.

A frase que só não custou o emprego do Michel Temer por razões que só deus conhece, também poderia estar em um brasão. “Eam Habeat, Non Vidit”. Foi Jesus que disse isso para seu apóstolos em um momento de fé. Não foi um presidente trancado em um porão com um empresário investigado. E Dilma Rousseff que ao invés de saudar a mandioca grafaria em uma pedra “Suscipientes Cassava” e a paz mundial seria reestabelecida.

O Twitter então seria um polo de encontro de criadores de lemas nacionais nacionais.
Neste caso, podemos ver o imperador Neymar Jr. prestes a declarar a independência do Reino de Santos, Praia Grande Guarujá.

Aqui está o profeta Dejanus Petkovic prevendo anos e anos de miséria para a população infiel.


Momento em que o Papa Ferdinandus I apontou o caminho da paz mundial.

Para finalizar, fico com uma frase da também célebre pensadora Luciana Gimenez: “Lignum Quod Morbi Comitiales Maxime”. Ou, enfia que cabe mais.

Esste texto foi livremente inspirado por um tweet da conta @Lazulikhan

Comentários