Quando o carnaval começa, afinal?

“Todo carnaval tem seu fim”, cantava um desolado Marcelo Camelo uns tempos atrás, provavelmente antes do nascimento de sua atual esposa. O fim do carnaval é uma bela imagem alegórica (rá!) de depressão, volta a realidade, enfim, o fim de um sonho movido a bebidas alcóolicas de qualidade duvidosa e aquisição das mais variadas doenças venéreas cujo tratamento será longo e humilhante. Ao falar do fim do carnaval podemos imaginar aquele salão cheio de confetes e serpentinas pisoteadas, cacos de garrafas quebradas em cabeças alheias, camisinhas usadas, um cidadão fantasiado de um maldito de um Arlequim, caído no chão sobre o seu próprio vômito, bêbado como um canário (sempre quis inventar uma expressão nonsense).
Sério, se tem alguma coisa que eu odeio na vida é essa porra desse triângulo amoroso

Mas, enfim: para que alguma coisa termine, ela precisa um dia ter começado. Então, afinal, quando é que começa o carnaval? Eis uma pergunta difícil de ser respondida.

Ao contrário de outras datas, fixadas religiosamente no calendário gregoriano, o Carnaval é um feriado livre, que a cada ano ocorre em um dia diferente, cuja explicação é deveras complicada: sempre 47 dias antes da páscoa, que é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio de outono. Complicado, não? Mas os nossos antepassados não tinham calendários e precisavam se basear nas fases da lua. “Quando foi que o Marcelinho nasceu?” – “dois dias depois da primeira lua minguante do solstício de inverno”.

Neste ano da graça de 2018, a terça-feira de Carnaval, o dia que é realmente o do feriado e para o qual está liberado encher a cara, trepar com todo mundo e mandar a polícia tomar no cu e, eventualmente apanhar da polícia, ou descobrir que era só um folião embriagado e fantasiado de policial e assim fazer sexo com ele, enfim, a terça-feira de carnaval vai cair em 13 de fevereiro. Em 2017, por exemplo, esse foi o dia 28 de fevereiro.

Consequentemente, a quarta-feira de cinzas, o dia oficial da ressaca é em 14 de fevereiro – a data do teórico fim do carnaval, mas para algumas pessoas não há limite e esse fim se prolonga até o domingo 18 de fevereiro, com um chorinho pela manhã da segunda-feira (19).

Voltando no tempo, a segunda-feira (ponto facultativo) é em 12 de fevereiro, o domingo é no dia 11, o sábado é no dia 10 e a sexta-feira, portanto o dia que marca o início do feriado, em que o soa o alarme de que tudo foi liberado e o carnaval começou e que você já pode ficar em casa bebendo cachaça pura e maratonando Black Mirror, enfim, essa deveria ser a resposta:

- Sexta-feira, 09 de fevereiro, é o dia em que começa o carnaval de 2018.
Uma boa dica de fantasia para o seu carnaval

Só que, nós já falamos isso, as pessoas não tem limite. Na Bahia, por exemplo, o início oficial do carnaval é na quinta-feira, 08 de fevereiro, e foda-se quem quiser ir trabalhar de ressaca no dia seguinte. Mas, mesmo com o começo oficial no dia 08, a programação começa no sábado, isso mesmo, no sábado agora, dia 03 de fevereiro.

Mas quer ver como a coisa é ainda mais complexa? A programação dos blocos no famoso circuito Barra-Ondina começou em 20 de janeiro. Em Fortaleza, tem bloco de carnaval desfilando desde o dia 04 de janeiro, em uma programação pré-carnaval que dura mais de um mês. O ano mal havia começado, o pessoal nem tinha se recuperado da ressaca do Réveillon e já estava lá batendo tambor e querendo tic-tic-tic-tic-tac. (Como é que as balas Tic-Tac nunca fizeram uma propaganda com essa música?).

Em Brasília, que não é nada famosa pelo seu carnaval, tem bloco desfilando desde o dia 19 de janeiro e eles não vão parar até o dia 10 de março. No Rio de Janeiro, essa sim famosa pelo carnaval, já tem gente sendo atingida por bala perdida em bloquinhos desde a semana retrasada. Ou seja, enquanto você está aí programando o seu feriado, já tem gente a mais de 20 dias pulando a porra do carnaval, seu fracassado do caralho.

Ou seja, o carnaval já começou e não vai terminar nunca. Porque logo depois do fim dos blocos pós-carnaval começa a época dos carnavais fora de época, seguindo pela época dos carnavais fora de época de carnaval fora de época. Assim sendo, o carnaval dura o período de uma vida, seja um sinônimo do próprio planeta terra ou da existência da civilização ocidental cristã.

Comentários