O Novo Polo Hipster de Cuiabá

A Avenida dos Trabalhadores, ou Avenida Dante de Oliveira, é uma importante via de escoamento de trânsito de Cuiabá que esconde algumas das paisagens mais deprimentes da nossa capital. Passa por alguns bairros periféricos, que geralmente garantem o pão nosso de cada dia dos cadernos de Polícia dos jornais locais. Não há dia em que uma lojinha do bairro Planalto não é assaltada e em alguns desses dias o dono reage à violência e acaba assassinado.

Um dos pontos mais deploráveis da Avenida é um conjunto de predinhos populares que resistiram a passagem do tempo sem nenhuma espécie de manutenção e, se um dia foram coloridos, hoje se amontoam desbotados e descascando no meio do fluxo intenso de automóveis. Pois, não deixa de ser grande curiosidade que percebo que neste cenário improvável está surgindo o mais novo canto hipster de Cuiabá.


Bem, tudo começou alguns anos atrás quando nas proximidades desta avenida começaram a ser construídos alguns condomínios de luxo, em um desses contrastes típicos que fazem o Brasil. O condomínio atraiu um novo supermercado, um pequeno trecho da Avenida foi duplicado, mas a sensação estética da região ainda era terrível. Por isso, quando um imóvel em uma esquina começou a ser reformado, podíamos pensar que seria mais uma fábrica de móveis da região, ou um desses bares com mesas de sinuca que certamente são o palco ideal para uma briga que termina com perfuração por arma branca. Só que essa reforma foi o começo da revolução.

Bem na esquina desse novo prédio se instalou um empreendimento chamado “Hookah – Smoking Bar”. Ou, um lugar em que a galera vai para beber e fumar narguilé. Pela fachada, poderíamos imaginar que era mais um ponto de venda de drogas escondido na região. Achei que ninguém frequentava aquele sinistro até que um dia, passando de madrugada pela região, percebi uma aglomeração enorme de pessoas na frente, assim, uma quantidade realmente absurda de pessoas, o que significa que aquilo ali não podia ser ponto de venda de drogas – não que não exista essa quantidade enorme de pessoas dispostas a consumir substância ilícitas, mas porque seria muito na cara se juntar assim em uma avenida para comprar entorpecentes, o que certamente facilitaria uma ação da polícia que levaria todos para a cadeia.

Ao lado desse bar esfumaçado também foi inaugurado um estúdio de tatuagem cujo nome é Ken – o marido da Barbie e aquele que não conhece o esquema do Aécio. Fachada em tons pastéis, letras estilizadas, um lugar certamente frequentado por uma galera relax que curte bebidas artesanais e um discurso desconstruído. Na mesma galeria ainda foi inaugurada uma hamburgueria que certamente faz burgers 220 g de puro angus maltês massageado e com um molho cuja receita especial foi preparada pelos fenícios. Completam o complexo comercial uma sorveteria que destoa um pouco do ambiente, mas que deve ser roots, e uma loja de celulares que é uma pequena amostra do vale do silício nesse ambiente de coletividade e inovação.

Poderia, eu sei, ser apenas uma ilha de animal print no meio da periferia, mas o prédio da esquina em frente a este quarteirão hispter também passou por uma reforma e ganhou sua própria barbearia retrô. Com direito a cartaz com homem de coque e barba estilo lenhador, parede de tijolinhos adornadas por uma centena de lâmpadas redondas que tornam o ambiente interno extremamente iluminado, mas que mantém o seu charme.
Assim era a região antes

Pois bem. Separadas por algumas ruas, paralelamente à Avenida dos Trabalhadores corre a Avenida Jurumirim. Começam e terminam mais ou menos no mesmo lugar e tinha um tipo de comércio parecido.  Exatamente na mesma posição da galeria hispter da Trabalhadores, surgiu um pub na Jurumirim. Isso mesmo, não é um bar, é um pub com quadros engraçadinhos na parede, balcão, iluminação esverdeada e certamente bebidinhas artesanais e comidinhas orgânicas. Ao lado do pub apareceu outra barbearia, cuja porta é decorada por um perfurite com uma caveira de coque e barba estilo lenhador. Puta que pariu, o que poderia ser mais hipster do que isso? Podemos dizer que a região é uma espécie de triangulo das bermudas hipster.
Localização geográfica dos polos hipsters

Em breve, já imagino alguns amigos hipster começando a frequentar a região e até morando naqueles prédios carcomidos de outrora, que serão revitalizados, aumentando a especulação imobiliária e expulsando os antigos moradores para uma periferia mais violenta, onde seus filhos se envolverão com o crime organizado. Esta mudança será parte de uma experiência estética que resultará em músicas, poesias e grafites sobre o caos urbano.

Comentários