A vida começa aos 30?

“A vida começa aos 30 anos" é um desses saborosos clichês perpetuados ao longo da existência humana no planeta Terra. Ela ainda existe em outras versões, que afirmam que a vida começa aos 40, aos 50, enfim, na idade em que uma pessoa está fazendo aniversário e sentindo completamente devastada por perceber o efeito dos anos em seu corpo cada vez mais débil e senil.

No entanto, é claro que a vida não começa aos 30. Ou dá para renegar todas as experiências vividas até então, muitas delas as mais importantes e marcantes de sua vida? Antes de completar 30 anos é possível que você tenha conhecido muito do mundo, peregrinado pela madrugada ébria de uma cidade desconhecida sem um centavo no bolso, ofendendo moradores de rua, muito deles usuários de drogas que não reagiram bem às provocações e revidaram com violência e então o que aconteceu você não se lembra muito bem, exceto que dois dias depois você estava no convés de um barco atracado no porto de Santos ao lado de obras de arte raríssimas e não foi fácil escapar do cerco montado pela Polícia Federal. Você vai negar tudo isso? Toda essa existência marcante e dizer que a vida está começando agora? Não é justo com você mesmo.

Trinta anos me parece ser aquela idade em que é possível dizer que já se viveu tempo suficiente pra ver um monte de coisa. Dizer que conhece uma pessoa há mais de 20 anos, que entrou na faculdade há 12 anos, conviver com pessoas que não se lembram do tetracampeonato, nunca viram o jornal nacional sem o William Bonner - isso se eles ainda assistem jornal - que um disco que você ouviu muito na adolescência completou 15 anos, que os adolescentes hoje estudam o 11 de Setembro da mesma forma que você estudava a queda do muro de Berlim (para eles, tão distantes quanto o governo Geisel é pra você) e que para eles o plano Real deve ser algo como o plano Bresser, que eu apresentei trabalhos usando disquetes, investi em CD-RW, presenciei as maravilhas do surgimento do pen drive de 1 giga pra no final tudo terminar na nuvem, enfim, que quando eu cheguei aqui era tudo Mato.

É isso. Trinta anos me parece ser a idade em que a carteirada da experiência se torna possível. Você não é mais um jovem inconsequente falando merda, mas uma pessoa experimentada que fala aquilo com propriedade, porque, afinal, quando você chegou aqui era tudo mato. Você já presenciou a desgraça e a miséria humana, viu homens surgirem e se afundarem na glória efêmera, sentiu o gosto do sucesso e do fracasso, e o sabor de sangue na língua já não te impressiona mais.

Mas isso não significa que a vida termine aos 30, exceção feita aos que infelizmente realmente morrem nessa idade. É uma idade realmente assustadora, quando nós temos 20 anos pensamos que 30 anos é certamente o fim. Que é nessa idade em que a calvície chega, a disfunção erétil começa e o seu peso corporal dispara. A memória começa a falhar e em pouco tempo você já não será capaz de lembrar o nome dos seus seis filhos, porque certamente, logo que você faz 30 anos um monte de filhos aparecem na sua casa e você se transforma em um pai - ou mãe - de família.

No entanto, fiquem tranquilos. As pesquisas científicas já mostraram que o auge do ser humano é aos 27 anos e que a partir de então começa nossa decadência. Não se preocupem, porque a longa queda rumo ao desconhecido começa bem antes do que vocês imaginam. E saibam que realmente, logo depois dos 27 começam as dores nas costas, a falta de preparo físico e o refluxo gastrointestinal.

Quando você vai se aproximando desta idade cabalística, você percebe que as pessoas de 30 anos não são tão assustadoras como elas pareciam ser quando nós tínhamos 20 anos. Aliás, a maioria das pessoas de 30 anos vive exatamente da mesma maneira que vivia quando tinha 20 anos, com exceção de que tem uns boletos a mais para pagar. Mas a insegurança emocional, as burradas feitas por falta de controle, enfim, tudo continua igual. Aliás, acho que continua assim até morrermos. Porque o ser humano simplesmente não aprende as coisas.

Enfim, é uma idade em que ainda há muito o que se fazer. Seja lá o que é que você quer fazer, eu diria que ainda é possível. Vemos naqueles livros de feitos relacionados a idade que Mozart já criava óperas por telepatia aos 14 anos, que Einstein batia punheta quântica aos 19 e que, enfim, aos 30 anos não dá para se fazer mais nada. Mas eu digo aqui para vocês: Sylvester Stallone interpretou Rocky com essa idade e antes ele era um ator pornô de segunda categoria. John Dulop inventou o pneu aos 47 anos. Dom Perignon produziu champagne pela primeira vez aos 60 anos. Aos 90 anos temos velhinhos atravessando o canal da mancha completamente nus. Com 102 anos tem gente completando maratona. Enfim, você ainda pode fazer o que você quiser na idade em que você quiser. Desde que é claro você se prepare e se planeje para isso e também trace metas que sejam possíveis de serem cumpridas. “Ah, eu quero ir pra lua nadando”. Simplesmente não vai dar.

Porque a vida não começa aos 30 e nem necessariamente acaba. Apenas continua.

Comentários