sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Guia Básico dos Esportes Olímpicos

O dia chegou, finalmente. Após sete anos de espera, os jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começam logo mais com a suntuosa cerimônia de abertura realizada no estádio do Maracanã. Ao longo de intermináveis horas, incontáveis delegações desfilarão pelo gramado, enquanto as mais diversas alegorias inexplicáveis tentam contar uma história de formação nacional.

Caso você esteja com alguma dúvida sobre os esportes disputados, publicamos aqui um guia simplista para que você entenda as modalidades disputadas, mesmo que você seja uma lesma acéfala de seis meses.

Atletismo: Milhares de atletas irão correr em retas, em curvas e estradas, enquanto que outros irão pular, pular de maneira elaborada, arremessar variados objetos a distâncias consideráveis.

Badminton: Pessoas separadas por uma rede utilizam-se de uma raquete para passar uma peteca de um lado para o outro, tentando impedir que ela toque o solo.

Basquete: Grupos de pessoas tentam arremessar uma bola dentro de uma pequena circunferência adornada por uma rede.

Boxe: Dois homens sobem em um espaço quadrado delimitado por cortas e desferem socos um contra o outro, evitando apenas a linha abaixo da cintura.

Canoagem: Pessoas sobem em um barco e fazem movimentos braçais ritmados na tentativa de cruzar o trecho de um lago mais rapidamente possível.

Ciclismo: Atletas montam em cima de bicicletas e tentam superar montanhas, estradas, pistas cheias de rampas ou alcançar, ao lado de outros colegas bicicleteiros, outro grupo que pedala em uma pista oval feita inteiramente de madeira.

Esgrima: Cidadãos trajados em roupas bizarras tentam atingir um oponente, também trajado de forma bizarra, utilizando diferentes tipos de espada, sem poder, infelizmente, transpassar o seu adversário.

Futebol: Grupos de onze homens tentam fazer com que uma bola entre em um espaço retangular de quase 18 metros quadrados sem utilizar as mãos.

Ginástica Artística: Cidadãos fazem piruetas em espaços abertos ou se utilizando dos mais diferentes artefatos aleatórios, tomando o devido cuidado para não cair no chão ou bater a cabeça.

Ginástica Rítmica: Cidadãs fazem piruetas se utilizando de fitas e outros objetos aleatórios.

Golfe: Pessoas se utilizam de um taco para atingir uma bola que deve entrar em um minúsculo buraco localizado em um enorme gramado, aparentemente porque eles não têm nada melhor para fazer.

Handebol: Seres humanos divididas em duas equipes tentam fazer com que uma bola entre em um espaço retangular utilizando apenas as mãos, podendo, eventualmente, colidir com outros seres humanos.

Hipismo: Cavalos são levados a mostrar qual deles é o mais submisso a um ser humano e capaz de realizar tarefas acrobáticas diversas.

Hóquei Sobre Grama: Pessoas que utilizam tacos fazem alguma coisa sobre um gramado, mas ninguém realmente se importa com esse esporte.

Iatismo: Humanos dos mais variados tipos sobem em barcos dos mais variados tipos e enfrentam ondas, correntezas e ventos na busca pela graça de conseguir desviar de boias e completar um percurso sem morrerem afogados.

Judô: Lutadores trajados em quimonos ficam se agarrando de múltiplas formas na busca por uma falha que permita derrubar o adversário de costas no chão.

Levantamento de Peso: Pessoas levantam peso, quem levantar mais ganha.

Luta Olímpica: Cidadãos desgraçados pela vida se utilizando de macacões justos se atracam no chão até que o juiz decida que alguém mereceu vencer.

Nado Sincronizado: Meninas com prendedores de roupa no nariz e roupas estranhas nadam de maneira aparentemente sincronizada dentro de uma piscina, tentando convencer os jurados que elas realmente são boas nisso, mas geralmente os jurados acham que não.

Natação: Atletas pulam na água e nadam de diferentes formas e por diferentes distâncias com o objetivo de serem mais rápidos e não engolirem água em quantidade suficiente para provocar um afogamento.

Pentatlo Moderno: Por razões até hoje inexplicáveis, atletas são obrigados a montar cavalos, nadar, correr, brigar com espadas, correr e atirar com armas de fogo.

Polo Aquático: Cidadãos lutam contra a força da água e contra a força do adversário para introduzir uma bola dentro de um gol flutuante.

Remo: A mesma coisa que acontece na canoagem, mas em barcos diferentes e com quantidades diferentes de pessoas dentro deste barco.

Rúgby: Um objeto oval é solto e as pessoas correm com elas na mão, caem no chão, se batem, pulam um em cima do outro e quem conseguir chegar do outro lado mais vezes ganha.

Saltos Ornamentais: Pessoas pulam na água tentando fazer com que este ato tenha alguma beleza artística e tomando cuidado para não bater a cabeça na borda da piscina.

Tawkwondo: Lutadores ficam pulando em círculos esperando que o milagre da fé conceda a eles um ponto.

Tênis: cidadãos separados por uma rede utilizam-se de raquetes para bater uma minúscula bola amarela de um lado para o outro, até que a bola se torne inalcançável para o oponente.

Tênis de Mesa: dois chineses ficam em lados opostos de uma mesa e ao que tudo indica há uma bola pingando entre eles.

Tiro com arco: Uma flecha é colocada em um arco e alguma espécie de força física a projeta em direção a um alvo, que oferece diferentes quantidades de pontos.

Tiro Esportivo: Criminosos se utilizam de diferentes tipos de pistola para acertar diferentes tipos de objetos. Completamente desnecessário.

Triatlo: Pessoas pulam no mar e nadam, saem do mar, sobem em bicicletas, pedalam, deixam as bicicletas de lado e passam a correr no que poderia ser uma fuga desesperada mas é apenas um esporte.

Vôlei: Pessoas são divididas por uma rede e devem em até três toques fazer com que uma bola caia em um espaço delimitado preenchido parcialmente pelos jogadores do time adversário.

Nenhum comentário :