Operação Meme

Esse é o tipo de informação que parece falsa e que as pessoas terão muita dificuldade em acreditar, mas realmente existe um departamento dentro da Polícia Federal responsável por nomear as operações desencadeadas pelo órgão de segurança. Espertos como apenas eles, os PFs sabem que nos tempos atuais o sucesso do combate ao crime depende diretamente do impacto midiático do seu nome.

A operação Lava Jato, muito provavelmente não teria alcançado a sua 37ª etapa e descoberto crimes que remetem ao império romano se ela não tivesse um nome marcante.

No entanto, a Lava Jato é uma pequena exceção no mundo das nomenclaturas federais. As altas cabeças da instituição adoram exibir seu vasto repertório cultural e fazem referências que remetem ao império romano, passagens bíblicas, literatura clássica ocidental. Em que mundo nós teríamos informações sobre o que foram as Catilinárias?

Chegará um momento em que todas essas referências clássicas se esgotarão e precisarão ser substituídas por novos acontecimentos. Provavelmente baseados na produção cultural dos tempos atuais. E o que a humanidade melhor produz nos tempos de hoje? Memes. Chegará um dia em que as operações da Polícia Federal e demais órgãos de investigação serão nomeadas de acordo com memes da internet.

Logo no começo nós teríamos a Operação Comeu e Não Pagou, para investigar o tráfico internacional de mulheres para prostituição. A Operação Sanduíche-íche investigaria o contrato superfaturado com uma empresa fornecedora de alimentos para a Câmara Federal, como uma maneira de lavar dinheiro de propinas utilizadas para financiamento de campanhas eleitorais.

Teríamos a Operação Mamilos, para investigar um assunto polêmico. A Operação ET Bilu buscaria conhecer a verdade por trás de contratos de empresas estatais. A Operação Jesus Manero revelaria fraudes na prestação de contas de candidatos da bancada evangélica. A Operação Cecilia Gimenez investigaria fraudes em reformas mal executadas pelo poder público. A Operação Para Nossa Alegria revelaria alguma coisa, aí, que eu não estou bem certo agora.

Operação No Céu Tem Pão. Operação Rei do Camarote. Operação Eita Giovana. Operação 7x1 Eterno. Operação Nada Acontece Feijoada. Operação Taca-le Pau. Operação Dinofauro. Operação Já Acabou Jéssica (essa seria uma forma de dizer que determinado crime não ocorreria novamente). Operação Foda-se. Foda-se, foda-se, foda-se.

Acredito que os nomes não terminariam jamais, porque nós temos uma incrível capacidades de criar memes, muito superior a capacidade da PF de desencadear operações que coloquem a bandidagem na cadeia. Aguardo esse dia.

Comentários