O Mundo Pré-CH3

Se amanhã o CH3 completa dez anos, uma análise simplista nos leva a constatação de que há exatos dez anos, no dia 20 de junho de 2006, o mundo vivenciou seu último dia antes da existência do blog. Podemos dizer que aquele foi o último dia da era Pré-CH3, um período da história que também é popularmente conhecido como Idade das Trevas.
Robespierre foi um dos principais defensores do surgimento do CH3, mas acabou assassinado antes da Queda de Gressana.

Dez anos parece ser muito tempo, e realmente é, do ponto de vista formal. No entanto, a ciência provavelmente já comprovou que o tempo passa mais rápido a cada segundo, sensação provocada muito provavelmente pela velocidade dos meios de comunicação e a quantidade de informação a que nós somos submetidos. Do ponto de vista emocional, dez anos se passam muito rápido. Por outro lado, o mundo mudou completamente nesse período, o que cria uma espécie de paradoxo do tempo.

O mundo pré-CH3 era muito diferente do mundo atual, vocês, crianças, nem imaginam como. O iPhone foi lançado apenas em junho de 2007, iniciando a popularização dos smartphones em nossa sociedade. Até então, nós convivíamos com celulares rudimentares que continham o jogo da cobrinha, acessavam a internet por meio do WAP, que consumia todo o seu crédito pré-pago com poucos segundos de navegação. Pode parecer coincidência que os Smartphones surgiram depois do CH3, não é mesmo? Eu acho que não.

O meio mais popular de comunicação eram as paleozoicas mensagens de SMS e elas custavam 31 centavos por envio. O Youtube era um site de poucos vídeos e o Google só resolveu compra-lo no fim de 2006, exatamente depois da criação do CH3. A maneira mais popular de compartilhar músicas, vídeos e coisas engraçadas era via MSN – um software de troca de mensagens online da Microsoft. Existiam inclusive textos de humor que eram compartilhados em arquivos de bloco de notas. Para quem não sabe, bloco de notas é uma ferramenta do Windows.

Para stalkear alguém, você tinha que ir até o seu computador.

Por mais curioso que possa parecer existiam muitos serviços de streaming de música em sites como Terra e Uol. Eles desapareceram por bons anos por serem considerados ultrapassados, até que misteriosamente voltaram.

Nas rádios o grande sucesso do momento era Gnarls Barkleys, ou algo parecido com isso, e sua música Crazy. Outro que tocava muito nesse mundo era o James Blunt. Mas, depois que o CH3 surgiu, ele nunca mais fez sucesso. O mesmo aconteceu no Brasil com o cantor (?) Armandinho. Agradeçam ao CH3.

A TV Brasileira passava programas como Zorra Total, Domingão do Faustão e Luciano Huck. Não conseguimos resolver todos os problemas do mundo.

Os cinemas de Cuiabá ainda exibiam filmes legendados. Mas, apesar disso, o mundo era um lugar pior.

É claro que amanhã tudo isso vai mudar, que amanhã teremos dez anos e um dia de distância desse mundo pré-histórico. Mas é sempre bom termos essas lembranças.

Comentários