Promessas para o novo ano

Certa vez, o poeta e mímico Vinícius Gressana vaticinou: “o ano novo é uma segunda-feira de grandes proporções”. Tal frase é uma verdade absoluta e todas as palavras da sentença são sagradas. Diria que nunca antes na história do universo algo tão certo foi dito por alguém e essas nove palavras poderiam resumir toda e qualquer obra da literatura jamais escrita, inclusive a bíblia.

Todos os dias, centenas de pessoas prometem a si próprias que irão começar uma nova vida e adquirir novos hábitos a partir da próxima segunda-feira. Essas promessas e metas são hiperdimensionadas para o ano novo. Aquele mágico instante em que o ponteiro do relógio se muda decretando que um ano novo começou teria o misterioso poder revigorante de transformar vidas.

Claro que as pessoas podem ter suas prioridades, mas algumas das promessas são recorrentes.

1) Emagrecer. Por algum motivo inexplicável, as pessoas acreditam que a mudança do ano é uma boa oportunidade para perder peso, se livrar de alguns quilinhos e sair da faixa de obesidade mórbida. Uma expectativa irreal, uma vez que o fim de ano é uma época propícia para engordar doentiamente, comer até passar mal e ficar ainda mais longe da sua meta de peso ideal, o que é um fator de extrema desmotivação para os seus objetivos.
Parar de tocar alaúdes no campo, utilizando roupas e penteados ridículos ao lado de mulheres gordas e nuas.

2) Parar de beber. Novamente, as pessoas acham que é isso, que o ano mudou e agora todos os males do mundo vão ficar no passado, que tudo mudou, que tudo recomeçou do zero. O fim do ano é uma época de abusos, uma época de beber até a morte aparecer como uma sombra duplicada em suas vistas. Para piorar, os brindes são feitos já no ano novo, o que invalida a porra da sua promessa.

3) Parar de Fumar. Porque é claro, que é só o ano novo começar que todo o vício e necessidade de fumar que você sente irá acabar.

4) Começar um curso, uma faculdade. Eis aqui um ponto mais factível, uma vez que a maior parte dos cursos e faculdades seguem o calendário anual para estabelecer o ano letivo e assim sendo, você tem que esperar a oportunidade para conseguir. No entanto, em muitos casos as matrículas ou provas para o ingresso foram realizadas no ano anterior e assim sendo, você já perdeu a oportunidade.

5) Ser uma pessoa completamente diferente. Ser mais paciente, menos chato, mais organizado, menos pervertido sexualmente, arrumar um relacionamento duradouro. Esqueça, você não vai conseguir. Você é o que é, para todos os benefícios e malefícios e a melhor coisa que você pode fazer sobre esses assuntos é se aceitar do jeito que você é.

6) Parar de se prostituir. Difícil, uma vez que é uma profissão que deixa a pessoa marcada, coibindo a entrada em outros mercados profissionais.

Além do mais, para mim promessas teriam que necessariamente envolver algum tipo de penitência sagrada. Ou seja, caminhar por algum trajeto de joelhos, carregando um crucifixo e etc. Se essa premissa fosse seguida, um número menor de pessoas faria promessas.

Puta que pariu, que final de texto horrível.

Comentários