Felicidades ao casal

Participei de poucos casamentos na minha vida. A maior parte das pessoas do meu círculo de amizades não se casou. São solteiros por convicção, decepção ou solidão pura e simples. E, diria que em 83% dos casamentos em que fui, eu era apenas agregado de alguém, não tinha maiores preocupações que não fossem apenas aparecer no local da festa, cumprimentar os noivos e comer. Apenas uma vez eu tive que comprar presentes para alguém.

Digo que foi um momento um tanto quanto estranho. Fui até uma loja de presentes, me deparei com aquela lista de copos e escolhi um deles. Achei estranho que os presentes fossem entregues diretamente aos presenteados pela loja, sem a necessidade do convidado levar o presente para casa e depois entregá-lo em mãos aos destinatários.

Quando você está do outro lado, ou seja, quando você é que vai casar, você descobre como é que são as coisas. Você recebe vários presentes, das mais diversas variedades e, curiosamente, todos eles vem com uma mensagem de felicitação aos noivos.

Todas as pessoas escrevem as suas mensagens. Casais felizes em relações longa e duradouras, casais recentes, namorados, solteiros, divorciados, pessoas que você sempre teve certeza de que possuíam um coração duro feito uma pedra e eram avessos a qualquer tipo de sentimentalismo. Até eles desejarão felicidades e escreverão longas mensagens sobre compreensão, felicidade, desafio e esperança de sucesso no relacionamento.

Cheguei a pensar em algum momento, que existissem sites específicos com frases de parabéns para casais. Bem, realmente eles devem existir, mas é curioso que nenhuma frase é igual a outra, o que me leva a crer que as pessoas realmente criam essas frases. Ainda mais porque muitos presentes são comprados em lojas e, será que as lojas tem um livrinho de frases prontas? Acho que não. Os valores atribuídos a um casamento já estão devidamente enraizados na cabeça das pessoas.

Penso que eu, se fosse convidado a um casamento amanhã e fosse comprar um presente, não saberia o que escrever. Não sei se desejaria compreensão, companheirismo, felicidades eternas e o que fosse para os novos esposos. Mandaria um convite em branco dizendo “hip-hip-hurra”, ou alguma mensagem enigmática como “não fujam de seus destinos”.

Comentários