Outros Animais

Vez por outra eu frequento um parque estadual aqui de Cuiabá e sempre me deparo com uma placa que me faz rir internamente. Tenho a impressão de que ninguém presta atenção no humor do comunicado, já que todos estão inebriados em suas corridas ou caminhadas ainda em recuperação do efeito de algumas substâncias alucinógenas. A placa a que eu me refiro é essa daqui.

Vocês não devem ter percebido, uma vez que imagino que não devam ser especialistas em parques de Cuiabá, que esse não é o parque que eu frequento. Mas, devem ter lido na placa que ela obedece a uma Lei Estadual, portanto, todos os parques que existirem no território mato-grossense são obrigados a ostenta-la. É uma contribuição para o humor.

Leiam com atenção: Não é permitido transitar com animais domésticos e selvagens, ou qualquer espécie animal.

Que não seja permitido transitar com animais domésticos, tudo bem. A lei quer proibir as pessoas de irem até o parque com seus cachorrinhos de estimação, gatinhos, canários ou hamisters. Ok.

Agora, animais selvagens? Quem é que resolve transitar em um parque com um animal selvagem? Coloca o crocodilo na coleira e vai dar uma voltinha no parque? Solta o urso panda pra cagar no gramado enquanto faz exercícios aeróbicos.

Pra piorar, a frase não é bem construída e dá margens a interpretação. Seriam, no caso, animais domésticos e selvagens? A domesticidade e a selvageria coexistiriam dentro de um único corpo animal? Um pitbul, ou um daqueles jacarés que fazem a festa dos turistas no pantanal? Não entendi.

Mas o grande charme da placa, o seu grande momento, é a conclusão. “Ou qualquer espécie animal”. O “ou”, vocês devem saber, é uma conjunção que expressa alternância. Portanto, se tem “ou”, significa que o complemento da frase é contrário ao que foi dito antes e então podemos dizer que animais selvagens e domésticos estão de um lado, enquanto qualquer espécie animal está do outro.

Quais seriam esses animais, essas espécies que não são domésticas ou selvagens? Seriam animais ainda a serem descobertos? Animais que podem ser inventados em laboratórios ou dentro da mente humana? Seres humanos? Possivelmente escravizados? Alienígenas.

Simplesmente não há resposta ou explicação para a interpretação dessa placa. E olha que é uma Lei.

Comentários