9 Séries Clássicas

A Semana CH3 está terminando, mas antes de chegar lá vamos lembrar algumas séries clássicas desses nove anos. Alguns assuntos, ou ideias, são tão bons que merecem ser desenvolvidos por toda a eternidade.

1 Pessoas Constrangedoras
Eu esperava por um telefonema, sentado em um banco da Galeria Itália em Cuiabá quando vi uma mulher na fila do caixa eletrônico puxando conversa com uma desconhecida. Ele explicava a conversa que teve com outra pessoa e a desconhecida estava claramente incomodada com a situação. Na hora já veio na minha cabeça o título “Pessoas Constrangedoras, volume 1”. Desde então são 13 volumes com piadistas sexuais, pessoas que andam na mesma velocidade que você, que querem que você se lembre de algo que você não se lembra e pessoas que supervalorizam experiências pessoais. Tenho orgulho dessa série.

2 Grandes dúvidas que não têm explicação
A série mais longeva do CH3 já tem 23 edições. Não vou ter memória para me lembrar como é que o título me veio, mas sei que a inspiração foi uma propaganda de barbear: como é que se faz para ficar com a barba tão bem feita como nas propagandas, essa era a dúvida? Nessa série já abordamos os assuntos mais diversos e fomos atrás das respostas para o desaparecimento do material escolar, razões que levam as pessoas a gritarem quando a luz acaba, alfaces decorativas, as roupas do Faustão e Eri Johnson. Curiosidade: algumas vezes eu dei uma explicação para a dúvida e em outras não.

3 Redação Enem Nota 10
Foram apenas quatro textos, mas que tiveram uma repercussão enorme. A ideia veio com aquele cidadão que colocou uma receita de miojo na sua prova do Enem. As redações Nota 10 do CH3 tem contos eróticos, música sertaneja, É o Tchan e palavreado chulo, e atraem estudantes incautos que vêm do Google. Nem percebem a grande ironia antes de nos xingar: as redações do Enem valem mil pontos, logo, uma redação nota 10 é uma porcaria.

4 Por Onde Anda e Grandes Nomes da História
“Por Onde Anda” foi criada pelo Tackleberry, olha ele aí, provavelmente influenciado por um quadro do Video Show, ou do Faustão, ou do Luciano Huck. No começo, ele resgatava a história de clássicos dos anos 80 como MacGyver e Ferris. A série ficou um bom tempo esquecida até que eu a renasci para falar justamente do Tackleberry, para vocês verem como a vida é irônica. Depois, Tonho da Lua, Mister M, o clipe do Word e Nostradamus também foram relembrados. Todos eles andam meio sumidos, não é mesmo?

Já a série “Grandes Nomes da História” é basicamente a mesma coisa do Por Onde Anda, só que com pessoas que não necessariamente estão esquecidas. Isaac Newton, Neil Armstrong (astronauta e saxofonista), Houston e uma tartaruga gigante já foram personagens dessa série que tem 12 capítulos, acho. (Ela não é tão bem organizada assim).
O polvo paul também já esteve nessa série

5 Profissões Desgraçantes
Eu estava viajando pelo Brasil quando passei por uma estrada em manutenção. Fiquei comovido com a situação dos responsáveis por pintar as faixas das estradas. Que trabalho maçante, desgraçante. Fiz um post sobre isso e surgia uma nova série. Roteiristas de filmes pornôs, Ex-BBBs, Câmera Mans, testador de aviões, mascotes fantasiados, ajudantes de papai noel, dublês, presidentes dos EUA, figurantes assassinados e motorista do papamóvel são algumas das piores profissões do mundo.

6 Sintomas do Fim do Mundo
Os Maias afirmaram lá em um tempo bastante remoto que o mundo acabaria no fim de 2012. Nunca demos muita atenção para isso, pelo menos até o momento que o ano de 2012 chegou. A chance de que a previsão fosse furada era de quase 100%, mas o CH3 é apocalíptico e precisava buscar indícios de que o mundo iria acabar. A Crise do Sílvio Santos, bueiros explodindo aleatoriamente no Rio de Janeiro, Chuck Norris pedindo ajuda, o surto de memes e Michel Teló conquistando a Europa (tal qual um Napoleão Bonaparte) mostravam que o mundo poderia acabar mesmo. Mas não acabou. Infelizmente.

7 Debate Filosófico
Um dia perdido em pensamentos enquanto tomava banho eu pensei: “será que o voto de silêncio se aplica a publicações em redes sociais?”. Foi a partida para uma série de debates filosóficos, que sempre reúnem personalidades polêmicas discutindo temas polêmicos. O pontificado brasileiro, o pau de selfie, o futebol entre casados e solteiros já receberam o tratamento enfático destes textos.

8 Grandes Letras Clássicas da Música Brasileira
Uma série lúdica que tenta desvendar a poesia e as mensagens escondidas nas grandes composições nacionais. A distorção espaço/tempo de Tico Santa Cruz, as sutis metáforas sexuais do funk, a estética Broadwayana do Erre Som, o fluxo de pensamento Jamesjoyciano de É o Tchan no Havaí, a metafísica do Só Pra Contrariar, homofobia das marchinhas de carnaval. Muitos temas já foram discutidos.

9 Guia CH3
Para terminar a nossa série mais importante. Não sei quantos Guias CH3 já foram escritos porque é impossível contabilizar a arte. O Guia CH3 representa o blog em sua essência, na maneira de ver o mundo e encarar a vida ou vice-versa. Desde o remoto começo “Como Apartar uma briga de anões” o Guia já abordou diversos temas - Como se vestir bem, etiqueta, vida saudável, educação infantil, sexo tântrico, comportamento, extermínio de mosquitos da dengue, sucesso no youtube, dicas de viagem, enfim, tudo. Um agradecimento para o nosso querido Elemento X. Foi ele que viu uma briga de anões, enquanto estava dentro de um ônibus, e acabou originando essa série grandiosa.

Bônus:
Previsões, Perdas e Danos.
Começo de 2014 e eu resolvi inovar. Que tal fazer uma série diferente, relatando uma noite louca de Reveillon com os membros do CH3? Sim, com todos os personagens que foram até mesmo remotamente citados nesse blog. Confesso que quando eu comecei a escrever eu não sabia o final nem como a história se desenvolveria, escrevi e decidi os rumos exatamente na hora de cada post - foram sete mais o epílogo – e só decidi o nome da série na hora de clicar no botão de publicar. Mas acho que ficou bem legal e amarrado.

Comentários