As férias do Louro José



Se você tem a infelicidade de acompanhar a programação da Rede Globo de Televisão, já deve ter percebido que o programa Mais Você, o programa da Ana Maria Braga, está diferente. No caso, a Ana Maria e o Louro José, os âncoras do programa, estão de férias. Os dois estão sendo substituídos por Cissa Guimarães e André Marques. Deve ser um tanto quanto depressivo pensar que um dia você já foi o Mocotó da Malhação, que apresentou o Video Show e que hoje é o substituto de um fantoche de papagaio.

A Ana Maria Braga vocês conhecem. Paulista, 65 anos. Ganha um salário milionário. Quando chega o verão, o calor no coração e tudo mais, ela pode escolher onde irá passar suas férias. Miami, Orlando, Nicarágua, Bolívia, Austrália, Fiji, Malta, Alemanha, Eslovênia, Bratislava, Papua Nova-Guiné, Groelândia, Islândia, Tailândia, Punta Cana, Punta del Este, Ciudad de Leste. Ana Maria certamente tem condições de ficar no melhor hotel da região, vivendo uma vida de madame.

Enquanto isso, o Louro José é um boneco de material indefinido. Nunca cheguei perto dele, não seria capaz de identificar do que é feita a sua composição. Deve ter alguma coisa de EVA, acrílico, espuma, poliestireno, cola grude, algodão, algodão doce, tinta guache, fibra de carbono, isopor. Não sei. Realmente não sei.

O fato é que ele é um boneco inanimado de material indefinido controlado por um ator desconhecido que sequer tem uma página na Wikipédia. Acredito que este ator não seja mal remunerado, que ele tenha condições de passar as férias em alguma praia do nordeste e espero que não exista nenhuma cláusula em seu contrato que o obrigue a levar o fantoche de papagaio junto e que ele não precise ir em bares, museus e praias interpretando o personagem. Espero também que ele não tenha que passar as férias junto com a Ana Maria Braga, porque isso seria razão suficiente para dar um tiro na cabeça. E porra, ele não se chama Louro José, o nome dele é Tom Veiga!
As férias da Ana Maria

Então, enquanto a Ana Maria Braga está na Califórnia, vivendo a vida sobre as ondas e o seu destino é ser star, o Louro José está guardado dentro de algum almoxarifado no Projac da Globo. Enquanto a loura está deslizando em Aspen com a família e bebendo vinhos finos, o louro está acumulando poeira dentro de algum armário úmido na Barra da Tijuca. Enquanto a mulher toma bons drinks em Ibiza e cai na balada com David Guetta, o boneco fica trancafiado em algum depósito escutando uma faxineira que canta Odair José melancolicamente.
Férias do Louro José. Prateleira E15

Na volta das férias, Námaria pode contar várias histórias e o papagaio passará por um complexo processo de limpeza para que as TVs de alta definição não captem suas poeiras e seus amassados. Provável que ele já tenha perdido uma asa em um desses procedimentos. Possível que já tenham existidos vários louros josés, sei por experiência própria que bonecos de isopor ou o que quer que seja não conseguem resistir tanto assim a cruel e intimidadora ação do tempo.

O primeiro programa com a volta dos dois vais mostrar as fotos das férias da Braga curtindo a vida adoida e hedonisticamente. Também vai mostrar as férias do Louro José em algumas montagens toscas feitas no Corel Draw pelo estagiário da equipe. E ninguém vai se lembrar das férias do Tom Veiga, que deve ter passado um mês percorrendo um circuito de bares alternativos, se entregando ao alcoolismo e torcendo para que o recesso durasse o maior tempo possível.

Mas acho que a situação do André Marques ainda é a pior de todas.

Comentários

Gressana disse…
Um substituto mais digno para o Louro seria o Xaropinho, mas acho que o SBT não iria ceder.