Frases Vazias do Futebol

- E aí Marcinho, como você analisa a atuação da equipe no primeiro tempo?
- Olha, a gente não está jogando mal, infelizmente estamos errando o último passe, mas agora é conversar pra resolver isso.
- Dá pra reverter o placar?
- Com certeza, o adversário jogou nos nossos erros e nós acabamos tomando o gol na hora errada. Agora é escutar o professor e voltar firme em busca dos três pontos.
- Mesmo com o time levando de 5x0?
- Com certeza, no futebol tudo é possível, da mesma forma que eles fizeram cinco gols na gente, a gente pode fazer cinco gols nele.

Há quem diga que os clichês são verdades que foram esvaziadas pela repetição interminável. Há quem diga que os clichês reduzem situações para projeções predeterminadas. Há quem diga que os clichês são fenômenos que provocam a metamorfose da realidade transfigurada em raios luz. O fato é que a liberdade de expressão é uma garantia constitucional, portanto, pessoas podem dizer várias coisas.

O futebol é uma área propícia para a propagação de frases prontas que são incrivelmente vazias e que, se analisadas mais profundamente, não fazem o menor sentido. O Marcinho, do começo do texto, falou varias delas.

“O time está errando o último passe”.
Jogadores e comentaristas gostam de utilizar essa frase para dizer que o time está errando aquele passe decisivo, genial, que irá proporcionar o gol. Mas o fato é que todo passe errado é o último. Não há um novo passe, depois de um passe errado. Não importa se ele foi na pequena área, no meio de campo, ou no vestiário.

“Tomamos o gol na hora errada”
Frase clássica que tem “o gol saiu na hora certa” como sua antônima. Jogadores utilizam essa frase para falar que o gol abateu a equipe. O fato, é que o objetivo do futebol é marcar a maior quantidade de gols possível, levando a menor quantidade possível. Sim, isso é impossível, mas o fato é que não há uma hora boa para levar um gol, muito menos uma hora certa.

“Jogando no erro do adversário”
Perceba que todo gol da história da humanidade surgiu em algum erro. Seja do goleiro que empurrou a bola para dentro do gol, do zagueiro que furou, do atacante que em determinado momento perdeu uma bola. Se não houvesse erro, o futebol seria 0x0. Ou não, porque isso implicaria em erros de finalização. O futebol é um jogo basicamente de erros.

Existem outros exemplos.

“Pênalti é loteria”
O pênalti é um tiro direto feito a 11 metros da linha do gol, com apenas o goleiro adversário na sua frente. A loteria é um sorteio de números que dá um prêmio para os apostadores. Convenhamos que é muito mais fácil fazer um gol de pênalti.

“Futebol é uma caixinha de surpresas”
Frase que é o ápice do clichê vazio. Combina aquele ar de verdade intocável com o uso de uma palavra no diminutivo, o que sempre deixa a frase ridícula. Uma caixinha de surpresas seria algo do qual você não sabe o que esperar. No futebol, você sabe o que vai acontecer: 22 jogadores mediados por outros três, jogando com uma bola. Não há a menor possibilidade de leões invadirem o gramado e manterem relações sexuais com o bandeirinha.

“2x0 é um placar perigoso”
Diz-se isso para falar que um placar de 2x0 não garante a vitória. Realmente não garante, mas é muito melhor estar vencendo por dois gols de diferença do que estar perdendo por dois gols de diferença. Fora isso, perigoso é ser jornalista americano no Iraque.

“Quem não faz leva”
Frase que tenta adicionar um carma ao futebol, gerando uma punição instantânea para quem comete um erro. Convenhamos: já vimos vários jogos em que o time perde uma dezena de gols antes de marcar o tento vencedor e nessas oportunidades ninguém fala “é isso, aí, quem não faz uma hora acaba fazendo”.

“Quando não é pênalti, não entra”
Outra frase que tenta criar um espírito de justiça divina ao resultado do jogo de futebol. Se o juiz erra, deus acerta e não beneficia quem não merecia. Pois bem, se isso fosse verdade nenhum pênalti do campeonato brasileiro entraria.

Comentários